terça-feira, 8 de maio de 2012

Linhas 75 e 79 passam a atender Genipabu; 50 também deverá sofrer alterações


Linha 79 passou a atender Genipabu. Foto: Thiago Martins
As três linhas de ônibus que atendem ao conjunto Parque das Dunas, zona norte de Natal, tiveram seu trajeto estendido até a Praia de Genipabu, comunidade que passou um período sem transporte coletivo operado por ônibus devido à invasão de clandestinos no trecho, e no mês de fevereiro recebeu um Circular até o conjunto Parque das Dunas, com a tarifa custando R$ 0,50. O Circular foi desativado e desde ontem (07) as linhas 75A (Parque das Dunas, via Ponte Newton Navarro), 75B (Parque das Dunas, via Ponte de Igapó) e 79 (Parque das Dunas/Mirassol) passaram a atender a praia.

Os ônibus com destino a Genipabu fazem parte do prolongamento do trajeto das linhas 75 (A e B) e 79, e saem do terminal do conjunto em horários específicos, onde a concentração da demanda de usuários é maior. As saídas estão programadas entre 05:10H e 20:45H, intercalando os veículos das linhas que estiverem, no momento, no terminal. Os usuários que desembarcarem dos ônibus que não farão o trajeto via Genipabu, poderão fazer integração no terminal, aguardando algum ônibus que atenda o trecho e embarcando pela porta traseira dos veículos. Já os usuários que embarcarem por conta própria, sem depender da integração, deverão pagar a tarifa de Natal (R$ 2,20) normalmente.
O prolongamento das linhas do Parque das Dunas é um passo para a Integração Metropolitana, uma vez que a praia de Genipabu pertence ao município de Extremoz e as linhas operadas na região que eram, até então, atendidas pela empresa Oceano, cadastrada no DER – Departamento de Estradas e Rodagens, e passaram a ser operadas pela Transportes Guanabara, empresa municipal de Natal, oferecendo normalmente a Integração pelo Passe Livre.
LINHA 50 PODERÁ SER MODIFICADA
Linhas do Serrambi deverão ir até Nova Parnamirim
De acordo com informações extraoficiais, a linha 50 – Serrambi/Santa Catarina, operada pela empresa Via Sul, também poderá ser estendida. A linha iria passar a atender a comunidade de Nova Parnamirim, região metropolitana de Natal, com trajeto pela Avenida Ayrton Senna, passando a ser denominada Nova Parnamirim/Santa Catarina. As mudanças no trajeto provem do pedido de usuários da região que alegam dificuldades para o deslocamento até a zona norte de Natal, devido, principalmente, a falta da Integração Temporal das linhas da região com as demais linhas de Natal.
A mudança estaria em estudo e cogita-se também a desativação do terminal do Conjunto Serrambi, zona sul de Natal, centralizando as duas linhas que atendem o bairro (50 – Serrambi/Santa Catarina e 65 – Serrambi/Quintas, via Praça), no terminal de Cidade Verde, em Nova Parnamirim. Mesmo com a alteração nos trajetos, as linhas ainda atenderiam o bairro do Serrambi.


Terminal do Conjunto Serrambi poderá ser desativado. Foto: João Maria Gomes
Procuramos o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) para comentar a mudança nas operações em Genipabu e confirmar a mudança nas linhas do Conjunto Serrambi, mas a assessoria de comunicação do órgão nos informou que a equipe capacitada para tratar do caso estava em reunião.
Por Thiago Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário