domingo, 9 de dezembro de 2012

Quatro linhas de ônibus terão novos itinerários a partir de amanhã

Os usuários das linhas 29 (Soledade II/Campus – Via Nova Descoberta), 43 (Candelária/Praia do Meio), 48 (Santos Reis/Nova Descoberta – Via Alecrim) e 68 (Alvorada IV/Petrópolis – Via Av. Bernardo Vieira) deverão ficar atentos. De acordo com informações que circulam em blogs e redes sociais, as linhas sofrerão alterações nos seus respectivos itinerários a partir desta segunda-feira (10).

São linhas de demanda considerável e que atendem demandas específicas, mas que tem grande importância para o deslocamento da população para áreas bastante movimentadas de Natal. Lembramos que tais alterações são extraoficiais. Até o presente momento, não há nenhuma confirmação por parte da SEMOB (Secretaria de Mobilidade Urbana) para que essas mudanças possam entrar em vigor.

Por isso, vamos apresentar abaixo as mudanças nessas quatro linhas:

Linha 29: A linha (operada pela Reunidas), que é a única da Zona Norte a passar pelos bairros Nova Descoberta e Morro Branco, deixará de passar no primeiro bairro citado.
O novo itinerário não contemplará mais o bairro de Nova Descoberta, fazendo assim com que os veículos percorram todo o anel viário do Campus da UFRN, entrando na BR 101 na altura do Viaduto do 4º Centenário. Assim, passa a circular pelas avenidas Salgado Filho e Antônio Basílio (Roteiro de várias linhas da Zona Norte que circulam na região) até voltar para o itinerário original, na Rua Xavier da Silveira, em Morro Branco.

Linha 43: Única ligação do bairro de Candelária para os bairros do Alecrim e Cidade Alta – principais centros comerciais de Natal –, a linha 43, que tem o terminal na Praia do Meio, terá algumas alterações no itinerário no mais populoso bairro de Natal.
No sentido Candelária, a linha (operada pela Santa Maria) deixará de passar na Praça Gentil Ferreira, Avenidas 11, 04 e 06 para acessar a Bernardo Vieira. O novo itinerário seguirá o que outras linhas da Zona Sul fazem para passar no Alecrim: Rua Amaro Barreto, Avenida Presidente Bandeira (02), Rua São José, Av. Bernardo Vieira.

Já no sentido Praia do Meio, boa parte da Bernardo Vieira deixará de ser atendida. A linha deixará de percorrer a Avenida 06, em Dix-Sept Rosado, e passará a usar a Presidente Bandeira (Av. 02) para chegar ao Alecrim.

Linha 48: Única ligação do bairro Nova Descoberta aos bairros do Alecrim e Cidade Alta, a linha 48 (operada pela Santa Maria) terá uma alteração que irá mexer com a rotina de quem a utiliza para ir ao Campus da UFRN.
O novo itinerário da linha não contempla mais o anel viário que dá acesso a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Com isso, terá de passar primeiro pelo Viaduto de Ponta Negra e pelo shopping Via Direta para circular em Nova Descoberta, fazendo o itinerário semelhante à linha 47 (Via Praça Cívica), usando a Av. Norton Chaves para entrar no bairro.

Porém, de acordo com o Blog Agora Vai, ainda não é possível confirmar se a região do Viaduto de Ponta Negra também será afetada pela mudança no itinerário. Mas, já se sabe, com essa mudança, que o Campus da UFRN não terá mais essa linha para ligação dos estudantes de Nova Descoberta e Morro Branco.

Linha 68: A linha que interliga a Zona Norte a diversos hospitais da cidade, ao Hemonorte (sendo a única da Zona Norte a circular hoje na Alexandrino de Alencar) e a Hermes da Fonseca, a linha 68 terá uma redução do seu itinerário no bairro de Petrópolis.
No itinerário novo, a linha deixará de parar na lateral do Hospital Onofre Lopes, na Hermes da Fonseca, e passará a circular no seguinte trecho: Hermes da Fonseca, Rua Nilo Peçanha (Passando em frente à Maternidade Januário Cicco), Praça Cívica, Av. Deodoro. Com essas mudanças, a Rodoviária Velha, na Ribeira, a Prefeitura do Natal e a Rua Ulisses Caldas deixam de ser atendidas pela linha 68, que é operada pela Reunidas.

* - Atualizado às 21:59
Por Andreivny Ferreira

Um comentário:

  1. Isso é um absurdo! Como vou chegar na UFRN? Só tem o 48 que vai do Alecrim para o Campus!

    ResponderExcluir