segunda-feira, 18 de julho de 2016

Natal: novos binários serão ativados hoje

Adriano Abreu/Tribuna do Norte
A influência do trânsito causa impacto direto na qualidade de vida das pessoas, e garantir a fluidez do tráfego se tornou um desafio para qualquer cidade independente do tamanho. Em Natal, a implantação de binários surtiu bons resultados e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) decidiu ampliar o alcance do sistema formado pelas avenidas Amintas Barros e Miguel Castro a partir desta próxima segunda-feira (18).

A partir da próxima segunda-feira o tráfego na Av. Nascimento de Castro será no sentido Morro Branco-Bom Pastor. Intenção é desafogar a via e facilitar o deslocamento Walter Pedro da Silva, secretário adjunto de Trânsito da STTU, ainda adiantou à reportagem da TRIBUNA DO NORTE que dia 25 de julho será implantado outro binário envolvendo as avenidas Nascimento de Castro e Antônio Basílio.

“A intenção é facilitar o deslocamento entre as zonas Sul e Oeste, e consequentemente melhorar a fluidez do tráfego da capital como um todo”, avalia Walter Pedro. De acordo com a nova configuração apresentada pela STTU, a Av. Amintas Barros passa a ter sentido único da Av. Interventor Mário Câmara (Av. 6), no bairro de Nossa Senhora de Nazaré, até a Av. Xavier da Silveira em Nova Descoberta. Já o sentido único na Av. Miguel Castro será estendido da Rua dos Tororós até a Av. Interventor Mário Câmara (Av. 6). O secretário adjunto de Trânsito informou que, nos primeiros 15 dias de implantação das mudanças, 40 agentes de mobilidade urbana irão orientar os motoristas nos três turnos.


O motorista natalense também terá que atentar para implantação do novo binário, a partir do dia 18 de julho, que compreende as avenidas Nascimento de Castro e Antônio Basílio. O trecho de sentido único, nas duas vias, será paralelo ao que já está em funcionamento: da Av. Xavier da Silveira até a Av. Interventor Mário Câmara. O tráfego na Nascimento de Castro será no sentido zona Sul-Oeste, enquanto a Antônio Basílio corre para o Parque das Dunas. A sinalização vertical e parte da horizontal já estão prontas. “Os binários garantem maior fluidez ao tráfego, inclusive por manter as conversões livres para ambos os lados”, reforçou Walter Pedro.

Velocidade média

A próxima intervenção prevista pela STTU é a ampliação da faixa de ônibus na Av. Hermes da Fonseca, que chegará até a Rua Potengi próxima ao Mercado de Petrópolis. “Depois que concluirmos essa mudança, iniciamos a implantação de uma faixa para ônibus na Av. Coronel Estevam (Av. 9), que irá da Av. Alexandrino de Alencar até a Av. Leão Veloso (Av. 5), até início de agosto”, informou Pedro. Ele destacou que a média de velocidade dos ônibus que transitam pela Av. Salgado Filho e Av. Hermes da Fonseca aumentou de 14 km/h para 30 km/h. “Na Av. Prudente de Morais a média quase que dobrou, passando de 18 km/h para 35 km/h”.

Além da ampliação do binário já em funcionamento nas avenidas Amintas Barros e Miguel Castro, e da nova implantação do sistema nas avenidas Nascimento de Castro e Antônio Basílio, a STTU também ativou no dia 23 de maio o binário das Av. Capitão-mor Gouveia (sentido zona Oeste) e Jerônimo Câmara (sentido zona Sul), no trecho entre a Rodoviária e a Av. Prudente de Morais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário