sábado, 24 de dezembro de 2016

Especial UNIBUS RN: #Rápidas do transporte local


Encontrão

O UNIBUS RN participou da última edição do Encontrão, promovido pelo site Natal Buss no último dia 10 de dezembro, organizado por Alex Azevedo e companhia. O evento foi um sucesso! Contou com atividades na rodoviária de Natal, e nas garagens da empresa Expresso Cabral e Transportes Guanabara. Diversas empresas de ônibus e o SETURN também deram contribuição ao evento.


 

O UNIBUS RN tem muito orgulho de ter contribuído para o maior evento da história da busologia potiguar, deixando aqui os agradecimentos do portal que deixa o transporte em evidência ao Natal Buss pelo convite para participar do evento e pela oportunidade disponibilizada no espaço para nossa manifestação durante o ciclo de palestras.

Melhores e piores do ano

Na próxima semana, última de 2016, o UNIBUS RN vai publicar uma matéria especial mostrando o ranking da idade média da frota de Natal e da região metropolitana. Na parte urbana, a Cidade do Natal tem a melhor idade média: 5,93 anos. A pior é a Conceição: 8,29 anos.

Também, pudera...

Até agora, nem sombra de ônibus novo para a empresa Conceição – que pertence ao grupo empresarial da empresa Itamaracá, de Pernambuco. A frota está visivelmente envelhecida. A Conceição tem o ônibus mais antigo operando linhas na capital: carro 4402, fabricado em 2003. Outras empresas do grupo Itamaracá no RN também não recebem ônibus novos há anos: Trampolim da Vitória e Barros/Litorânea.

Fabricado em 2003, carro 4402 da Conceição ainda circula

Rogai por nós

Na Santa Maria, empresa de um grupo opositor aos gestores da Conceição, também não há ônibus novos. Pelo contrário, é cada vez maior o número de veículos usados da Paraíba que chegam para operar as linhas urbanas em Natal. A empresa é a que tem a segunda pior idade média da frota urbana: 7,93 anos.

Ônibus usados da PB: preferência da Santa Maria

Disputa

Em Natal, Santa Maria e Conceição são as únicas empresas que não tem ainda veículos com motorização Euro V, norma que entrou em vigor desde 2012. Parece haver uma disputa entre as Santas sobre a pior operação. Será que é pecado?


Anos luz

Já o grupo Cidade do Natal/Cidade das Dunas, além de ocupar o topo da melhor idade média da frota urbana e metropolitana, está à frente das demais empresas também no ponto diversidade da frota. Nesta semana, além do New Torino comprado pela empresa, já surgiram fotos dos primeiros Apache VIP IV, fabricado pela Caio. Todos com motor VW 17.230 OD.

 


Licitação (I)

São Gonçalo do Amarante foi o primeiro município da região metropolitana de Natal a concluir a licitação. O sistema urbano do município será operado pela Cooperativa de Transportes da Grande Natal (Cooptagran), que comprou micros Volare para a operação. A venda foi feita pela concessionária Atual, representante da marca no RN.



Licitação (II)

Já na licitação de Natal, o primeiro ‘rei de espadas’ caiu: a licitação da bilhetagem eletrônica, que já deveria ter acontecido, foi suspensa e não tem data para ocorrer. O motivo da suspensão foi o questionamento de empresas interessadas. Desorganização da Secretaria de Mobilidade Urbana – STTU.



Licitação (III)

Segundo se comenta, cada empresa de transporte urbano de Natal tem, individualmente, um livro de ações a serem questionadas contra a licitação de Natal. Será a queda do ‘rei de ouros’. Encarecer o sistema com a obrigação de veículos com motor traseiro e piso baixo, sem subsidiar e com tempo curto de contrato, é sem cabimento. Incompetência na elaboração do edital.

Licitação (IV)

Além disso, a prefeitura/STTU perdeu a real oportunidade de reorganizar o sistema de transporte publico municipal. As linhas são as mesmas do sistema atual, mantidas e algumas delas pioradas. É necessário redesenhar o sistema, de forma que atenda as novas demandas. Cai o rei de paus!

Cai o rei de espadas, cai o rei de outros, cai o rei de paus...

Cai, não fica nada! Sorte teremos se, com o aval da justiça, a realização da licitação demore mais, até que tenhamos gestores capazes de promover um edital digno e nos ofereça um sistema justo de transporte.

Feliz Natal!

A equipe do UNIBUS RN deseja um excelente Natal a todos vocês que nos acessam. Muita paz e alegria neste momento de confraternização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário