sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Sem garantias de segurança, ônibus não circularam nesta sexta-feira

As empresas de transporte coletivo de Natal decidiram não liberar suas frotas para circulação nas ruas nesta sexta-feira (20). O motivo é a falta de garantias para a segurança e a complexidade em colocar o sistema em operação. De acordo com o Seturn, a previsão é de que os ônibus voltarão a circular amanhã (21), das 6h às 18h, em escala de domingo, ou seja, com 30% da frota.

Tribuna do Norte

A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) corrobora a informação, e disse que não haveria tempo hábil para convocar os motoristas a assumirem a frota emergencial. Mais cedo, a Prefeitura do Natal divulgou nota em que garantia a circulação de 30 ônibus ainda nesta sexta, entre 16h e 20h, em operação nas linhas do "corujão".

Usuários reclamam e lamentam incerteza

Das paradas de ônibus localizadas no Largo do Teatro Alberto Maranhão, na Ribeira, apenas a parada dos ônibus com destino à zona Norte possuía passageiros à espera de condução. Cerca de dez pessoas aguardam "o primeiro ônibus que passar", conforme afirmaram, para chegarem em seus destinos.

Francisco Tomás, 59, é motorista do de transporte da capital, mas está afastado por motivos de saúde. Seja como profissional ou como usuário, os transtornos são os mesmos. "A situação só piora. Ficamos à mercê dessa insegurança. O governo não deveria deixar chegar a este ponto", lamenta.

Para a diarista Francisca Sônia, 51 anos, a suspensão da circulação dos ônibus fez com que ela saísse mais cedo do trabalho. "Ainda bem que meu chefe compreendeu a situação. Só quem paga é a gente que trabalha", disse.

Como alternativa, os usuários se dirigiam à estação Ribeira da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), à espera do próximo horário do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) ou à lotações - serviço autorizado pela STTU desde o início da suspensão do serviço de transporte.


Ônibus só devem começar a circular sábado (21) a partir das 6h da manhã


Durante reunião realizada na tarde desta sexta-feira (20), no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), ficou acertado que o transporte urbano vai operar neste final de semana (sábado e domingo), das 6h às 18h, com a frota de domingo - cerca de 200 veículos.

"Ficou definido que a Guarda Municial e a Polícia Militar estarão presentes nas garagens e terminais de ônibus, bem como nos principais corredores de transporte da cidade fazendo a segurança da população e dos veículos. A expectativa é que na segunda-feira 100% da frota já esteja nas ruas. Faremos uma nova reunião e se tudo ocorrer dentro do esperado,  a criculação volta ao normal", disse o secretário adjunto de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), Walter Pedro.

Ainda segundo Walter Pedro, a STTU mantém para hoje a determinação para que os táxis, transporte escolar e veículos credenciados pelo DER possam realizar o serviço de lotação. Deverá ser cobrado o valor da passagem inteira, ou seja, R$ 2,90, e está dispensada a cobrança da meia passagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário