sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Retrô: Um carioca que fez história na Conceição

Sempre é bom relembrar aqueles ônibus que fizeram história em nosso transporte, não é verdade? Pois bem, para isso existe, aqui no UNIBUS RN, a coluna “Retrô”, trazendo a história dos veículos que levaram milhares de passageiros pelas ruas do Rio Grande do Norte. Na edição de hoje não poderia ser diferente: apresentamos o registro de uma relíquia que circulou na Conceição.

O nosso personagem de hoje tinha o prefixo 4170. Montado no modelo Urbanus II, da Busscar, usa o saudoso chassi B-1618, fabricado pela Ford em parceria com a Volkswagen. Fabricado em 1995, originalmente começou suas atividades rodando no Rio de Janeiro. Estima-se que, em meados de 1998, chegou a Natal junto a outros 3 veículos, com configuração semelhante, para rodar na Conceição.

Por cerca de 9 anos circulou nas linhas da empresa, que atende a bairros da Zona Oeste – com maior abrangência em Felipe Camarão. Sua atuação foi marcante em linhas como 63 (Felipe Camarão / Campus) e 31 (Felipe Camarão / Pirangi – Via Campus).
Mesmo após sua desativação, em meados de 2007, nosso personagem continua firme e forte circulando em terras potiguares. O busólogo John Herbert flagrou o ônibus em questão circulando em Ceará Mirim, cidade da região metropolitana de Natal, fazendo o transporte de estudantes.
Não há informações se o veículo pertence à Prefeitura Municipal ou se pertence a algum particular. Mas, o fato é que, mesmo com 22 anos de circulação, o ex-4170 continua firme e forte rodando pelas estradas potiguares – e muito bem conservado!

Fotos: Thiago Martins (UNIBUS RN) e John Herbert (Ônibus Brasil)
Por Andreivny Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário