quinta-feira, 27 de abril de 2017

RJ: Empresas de ônibus entram na Justiça para aumentar tarifa

Os quatro consórcios que operam os ônibus na cidade do Rio (Internorte, Intersul, Santa Cruz e Transcarioca) entraram com uma ação na Justiça para exigir o aumento da tarifa. Com base no IPCA registrado no ano passado, as empresas querem que a passagem passe dos atuais R$ 3,80 para R$ 3,95. O processo tramita agora na 15ª Vara de Fazenda Pública.

O contrato de concessão prevê um aumento anual nas tarifas. Normalmente, o reajuste é concedido no fim de dezembro com base na fórmula que leva em conta os custos do setor estabelecidos no contrato de concessão firmado pelos quatro consórcios. No fim do ano passado, o então prefeito Eduardo Paes deixou para seu sucessor, Marcelo Crivella, decidir se as passagens de ônibus da cidade seriam ou não reajustadas no dia 1º de janeiro.

Crivella, por sua vez, optou por não reajustar as tarifas. Disse que o aumento da tarifa só seria concedido quando as empresas cumprissem a meta de climatizar todos os ônibus da cidade.

Em nota, o Rio Ônibus, sindicato que reúne as empresas de ônibus, disse que "a decisão da Prefeitura do Rio de não reajustar as tarifas, em desobediência aos termos da concessão assinada em 2010, tem causado o desequilíbrio econômico-financeiro do contrato estabelecido com as empresas, que sem o reajuste - que deveria ter ocorrido na primeira semana de janeiro, há quase 120 dias - não têm condições de arcar com os aumentos de custos referentes a 2016 (dissídio, insumos, serviços, tributos etc)".

Com informações: ANTPJornal O Globo (RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário