quarta-feira, 24 de maio de 2017

Eleição, redução de acidentes e visita a Recife são temas da reunião do FPTT

Em reunião na última sexta-feira (19), os membros do Fórum Permanente de Trânsito e Transporte da Região Metropolitana de Natal (FPTT) reelegeram a Secretária de Mobilidade Urbana de Natal – Elequicina Santos – como presidente. Na ocasião também foram apresentados dados estísticos sobre o trânsito em Natal.

Foto: Elpídio Júnior

Segundo Paulo Roberto Macêdo, diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) de São Gonçalo do Amarante, “o Fórum ainda não está andando com pernas próprias, por isso a necessidade de uma pessoa como a secretária Elequicina na presidência”. Juedson Costa, secretário de Trânsito e Transporte (SMTT) de Macaíba, também compartilhou da opinião de Macêdo.

A presidente reeleita e secretária de Mobilidade Urbana (STTU) de Natal, Elequicina Santos, agradeceu a confiança dos membros. “Espero continuar contando com cada um de vocês, porque está missão não é fácil. São muitas atribuições na STTU e no Fórum, mas com este apoio, avançaremos”, ressaltou.

DADOS DE ACIDENTES
Além da eleição, também foi pauta da reunião do FPTT a apresentação dos dados estatísticos de acidentes de trânsito na capital. Apresentado por Vicente Rego, do Setor de Estatística da STTU, observa-se uma redução no número de acidentes na capital.

“Grande parte dos acidentes acontece pela falta de atenção. A realização das campanhas de educação e a fiscalização mais presente tem ajudado a reduzir estes índices”, informa Rego.

VISITA A RECIFE
Os membros do FPTT agendaram uma visita ao Consórcio de Transporte Metropolitano de Recife (CTM)para conhecer a sua operação. O CTM é formado pelo Governo de Pernambuco e as prefeituras de Recife e Olinda, onde é responsável por toda a operação do sistema de transporte urbano e intermunicipal nestas cidades.

Criado em 2008, após a extinção da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/Recife), o CTM é o primeiro consórcio no setor de transporte público de passageiros do Brasil. Conta com 300 funcionários e gerencia um sistema que conta com 13 empresas de ônibus que realizam mais de 26 mil viagens, transportando 2 milhões de passageiros/dia. São 3 mil ônibus e 394 linhas atendendo toda a Grande Recife.

Nesta visita, os membros do FPTT vão buscar qual o processo foi realizado para criação do consórcio, além de analisar seu funcionamento, para buscar modos de implantar algo semelhante a Grande Natal. “Hoje, o transporte não pode ser tratado individualmente. Toda a rede tem que conversar entre si para atender os mais diversos desejos de viagens do cidadão”, ressalta Elequicina Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário