terça-feira, 27 de junho de 2017

Agentes orientam motoristas sobre o cuidado com o idoso no transporte público

Foto: Divulgação
Equipes da Secretaria de Trânsito de Parnamirim (Setra) fizeram na manhã de hoje, 23, na avenida Brigadeiro Everaldo Breves uma ação de conscientização da violência contra a pessoa idosa. A abordagem se deu na parada de ônibus em frente ao Parnamirim Shopping. Os agentes distribuíram panfletos, orientaram motoristas de ônibus e de alternativos sobre os cuidados que se deve ter ao atender o passageiro idoso.

O objetivo da ação foi sensibilizar a todos e incentivar o tratamento especial, humano e solidário em favor da pessoa idosa. Reduzir a velocidade próximo às faixas de pedestre e respeitar as limitações dos idosos são fundamentais. Outras orientações foram repassadas como não abandonar o idoso no ponto, que prevê pena de reclusão de seis meses a um ano e multa, de acordo com o Estatuto do Idoso.

No embarque de passageiros o motorista deve parar completamente o transporte, esperar o idoso a subir e se acomodar. No desembarque a orientação é para que o transporte pare e espere o idoso a descer, ficando a uma distância segura do veículo.

A ação foi elogiada pelos passageiros. Francisco Brás de Lima, 74 anos, aguardava o alternativo da linha 6 e disse. “É muito boa essa iniciativa porque sabemos que há motoristas que não têm paciência com nós idosos. Mas, eu mesmo sempre fui bem tratado. Não tenho o que reclamar”, disse.

Luís Francisco do Nascimento, aposentado, morador de Rosa dos Ventos disse que já teve discussões com motoristas de alternativos. “Uma vez não queriam deixar eu subir no veículo. Discuti e eles me deixaram subir. Mas, isso é muito constrangedor porque esse é um direito nosso”, disse.

Fonte: Agora RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário