sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Parnamirim elabora Plano de mobilidade

Em Parnamirim, terceiro município mais populoso do Rio Grande do Norte, 44% da população se locomove a pé ou de bicicleta. Este dado faz parte do levantamento feito pela empresa de consultoria Start, a pedido da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Setra) para colaborar com a implantação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana que se encontra em fase de diagnóstico.


Ainda de acordo com o levantamento, foi verificado que 33% dos parnamirinenses utilizam transporte coletivo, sendo 17% intermunicipal e 11% interbairros. Outro dado importante é que os parnamirineses se deslocam mais para Natal do que dentro da própria cidade. Com população estimada pelo IGBE em 2016 de 248.623 habitantes, a cidade vem buscando soluções para execução do Plano Municipal de Mobilidade Urbana conforme determina a Lei Federal N° 12.587.

Levantamentos de transporte escolar, de frete, táxi e mototáxi também foram realizados pela Start e estarão disponíveis no sítio oficial da Prefeitura de Parnamirim para que as pessoas possam consultar em breve. O prefeito Rosano Taveira reuniu integrantes da comissão que elabora o Plano e pediu agilidade nos trabalhos. “Do Rio Grande do Norte, apenas 3% dos municípios com mais de 20 mil habitantes obrigados a ter um Plano de Mobilidade deram início à implantação. E, Parnamirim é um deles”, disse o gestor.

Na elaboração do plano, está sendo realizada a contagem volumétrica (quantidade de ônibus, carros de passeios e bicicletas), cadastro viário com o levantamento da largura das calçadas e pontos de obstrução. De acorod com a consultora da Start, Keila Brandão, esses dados serão apresentados ao longo dos encontros e o plano será elaborado em seis etapas, sendo que no momento a equipe está trabalhando na terceira etapa, que é justamente o momento em que as pessoas podem dar sugestões.

A previsão para conclusão dos levantamentos feitos pela empresa Start está prevista para meados de outubro deste ano. Com os dados em mãos, a Secretaria de Trânsito pretende executar o plano. Na última segunda-feira o secretário de Trânsito, Marcondes Pinheiro, reuniu-se com integrantes do Conselho Intermunicipal de Trânsito e Transporte e para discutir o assunto e a regulamentação de lei municipal que garanta a meia passagem aos estudantes no transporte dos interbairro. “A Setra já encaminhou o projeto da meia passagem para os estudantes à Procuradoria do município e solicitou à Secretaria Municipal de Educação dados sobre o número de estudantes em Parnamirim”, garantiu o secretário.

A Setra prevê que após a execução do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, a realização de uma licitação dos transportes, na qual será aberta concorrência para empresas privadas de coletivos ofertarem suas propostas. A secretaria também verá a viabilidade do calçamento das ruas que farão parte da rota por onde a frota de coletivos vai circular. Como as linhas intermunicipais são geridas pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER), órgão estadual, o município fica limitado às decisões de alteração de linhas, rotas ou qualquer outra modificação nestas linhas.

Novo Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário