domingo, 20 de agosto de 2017

Viação Nordeste: Renovação e reconquista dos usuários

A compra de um veículo LD na última semana, colocou em evidência uma das empresas mais tradicionais do Rio Grande do Norte, que também atua no Ceará e na Paraíba: a Viação Nordeste. A renovação faz parte de um projeto grandioso de melhoria da empresa, que operava suas linhas intermunicipais e interestaduais com grandes dificuldades, sendo comum a quebra de veículos por falta de manutenção, frota envelhecida e automaticamente resultando na perda de passageiros, que, com razão, criticavam os serviços da Nordeste e buscavam outros meios de viajar. Mas isso é passado. Agora, o foco da empresa é restabelecer sua credibilidade, continuar a melhorar a qualidade da frota, e principalmente, reconquistar seus clientes.


Dirigida atualmente em regime de intervenção judicial, as melhorias da Viação Nordeste se tornaram visíveis ao público externo desde que a equipe indicada pela justiça passou a gerir a empresa, há cerca de nove meses. A chegada do LD representa, justamente, o nascimento da nova – ou da velha e verdadeira – Nordeste: compromissada com a qualidade nas operações.


 

Pintura diferenciada e três TVs marcam o LD da Nordeste

Apesar do tradicionalismo presente em sua história, a situação da empresa não era boa: ao mesmo tempo em que dívidas e problemas operacionais se acumulavam, grandes empresas da região foram autorizadas a operar os trechos interestaduais da Nordeste. Era o que faltava para a empresa, na melhor das hipóteses, reduzir sua operação apenas ao RN, ou, pior, fechar as portas de vez. Com a intervenção, tudo mudou, e não só a frota tem sido renovada, mas novos trechos passaram a ser operados, salários estão sendo quitados em dia, e o vigor de fazer a Nordeste ofertar qualidade e lutar de igual para igual com os concorrentes já é realidade.

Nordeste tira o LD da garagem, e vai a luta

Na renovação de frota da Nordeste, destaca-se a presença da linha G7, da Marcopolo, com veículos do modelo Paradiso seminovos, a maioria deles vindos de empresas de turismo. Recentemente, a empresa, também incorporou à frota dois veículos que pertenceram a Viação Comenta, de São Paulo, uma das empresas mais tradicionais do país. Um deles, de numeração 1730, já está nas estradas das regiões atendidas pela empresa. O outro deverá ficar pronto ainda este mês, contribuindo com a melhoria dos serviços ofertados pela Nordeste. Os veículos são equipados com chassis Mercedes-Benz e Scania, que ofertam tecnologia de ponta, e resultam em qualidade aos usuários.


 

Renovação tem ocorrido com veículos do setor de turismo

Apesar de seminovos, o padrão de qualidade dos veículos e do serviço ofertado pela Nordeste é alto. A passagem dos ônibus pelo segmento do turismo, antes de serem incorporados pela Nordeste, faz com que os veículos sejam dotados de itens nem sempre presente nos ônibus rodoviários destinados a operação de linhas regulares, o que garante mais conforto nos serviços.

Usuário encontra conforto nos veículos

O conforto aumenta ainda mais quando comparado à antiga frota da Nordeste. Muitos dos veículos eram re-encarroçados, isto é, aproveitado chassis antigos, das décadas de 1980 e 1990, e reutilizados em carrocerias mais novas. O alto barulho dos motores e o prolongado tempo de uso – alguns circulando por 30 anos – afetavam a operação, gerando desconforto e quebras constantes. Mesmo os carros mais recentes incorporados pela empresa, como os Campione Vision 3.65, última aquisição de ônibus zero quilômetro da Nordeste, feita em 2007, poderão não continuar na frota – dos cinco, apenas um foi reformado.

 

Poucos antigos ainda fazem parte da frota da empresa

Na retomada da qualidade dos serviços, a Nordeste ainda deverá receber, em curto prazo, mais um LD. Os veículos ficarão fixos no trajeto Natal/Fortaleza/Natal, uma das principais linhas atendidas pela empresa. Além da renovação com os Paradisos, ônibus de menor porte também renovam a frota intermunicipal, melhorando a atuação da Nordeste dentro de seu estado de origem. O intuito é um só: reconquistar o passageiro.

3 comentários:

  1. o outro ld é da juca tour ? e ela pretender ter um g7 1800 dd na frota ?

    ResponderExcluir
  2. Olá caríssimo Vitor Mateus,
    Não temos as informações que você nos solicitou, mas agradecemos pela sua visita.

    ResponderExcluir