sábado, 16 de setembro de 2017

Detran abre Semana Nacional de Trânsito com exposição em shopping de Natal

Foto: Divulgação
O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) abre oficialmente na próxima segunda-feira, 18, a Semana Nacional de Trânsito (SNT) com uma exposição diversificada montada no saguão do Natal Shopping, na capital. A abertura do evento acontece às 16h, e vai contar com a presença do diretor geral do Órgão de trânsito estadual, Júlio César Câmara, além de representantes de instituições parceiras do projeto Vida no Trânsito.

A exposição propõe ao público visitante a interação participativa com as atividades propostas pelo Detran, além da apresentação de painéis e informações estáticas expostas na área. Entre a ações que vão interagir com o público está a realização de jogos, a exemplo da roleta do trânsito, onde o cidadão pode testar seu conhecimento e ganhar brindes. Outro equipamento que poderá ser utilizado é o simulador prático de direção veicular, o aparelho busca criar situações reais encontradas pelo condutor no tráfego urbano e rural.

Os óculos simulador de embriaguez também vai ser uma das opções levadas pelo Detran ao público visitante da exposição. O sistema consiste em o cidadão tentar realizar um percurso demarcado no solo utilizando os óculos. Nesse caso é possível sentir a dificuldade que é dirigir sob efeito de álcool. O plano é reforçar a conscientização do motorista mostrando que ao beber e dirigir ele coloca a sua própria vida e a dos outros em perigo.

Já em relação aos objetos para apreciação, o Detran vai expor viaturas de patrulhamento de trânsito, banners com informações estatísticas de trânsito referente ao estado do Rio Grande do Norte, tela com a veiculação das campanhas educativas produzidas pelo Órgão e painéis com ações institucionais. Técnicos do setor de Educação de Trânsito do Detran também vão atuar no local trabalhando com abordagens educativas e de cidadania no trânsito, além de distribuir material informativo com medidas de segurança viária.

No RN, o Detran segue com outras atividades relacionadas a Semana Nacional de Trânsito (SNT) até o próximo dia 25. Este ano, o tema da SNT determinado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) é “Minha escolha faz a diferença no trânsito” e vem com o objetivo de alertar condutores, ciclistas, passageiros e pedestres sobre a importância e a valorização de cada um para a construção de um trânsito seguro e mais humano.

A SNT é prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tem a finalidade de conscientizar a sociedade para a criação de um ambiente favorável de valorização da vida, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir a segurança e o direito de ir e vir dos cidadãos no trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário