quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Joinville faz parceria com Alemanha para avaliar mobilidade urbana

Uma parceria inédita entre a prefeitura de Joinville, a agência alemã de cooperação internacional Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammernarbeit (GIZ), a Universidade de Stutgart e a Sociedade Fraunhofer para a Promoção da Pesquisa Aplicada vai ajudar a cidade catarinense a planejar sua mobilidade urbana.

Foto: Prefeitura de Joinville

É o que prevê o termo de cooperação assinado nesta segunda-feira (11) entre essas entidades e o governo municipal, e que tornará Joinville a primeira cidade brasileira e da América a ser objeto de intervenção do Mobility City Lab. A proposta do Mobility City Lab é ser um laboratório de estudos temáticos para a análise de desafios em planejamento urbano sustentável e inteligente.

O acordo é uma ação para promoção de pesquisa aplicada que ajudará Joinville a pensar sua mobilidade urbana. O Mobility City Lab já foi aplicado em Lisboa (Portugal), Berlin (Alemanha), Chemnitz (Alemanha), Praga (República Checa) e Tbilisi (Geórgia). A prefeitura de Joinville terá acesso a conteúdos, ferramentas e metodologias usadas pela GIZ. “Será uma grande oportunidade de colaborar com a mobilidade de Joinville”, declarou o secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável, Danilo Conti.

Na etapa inicial, o foco do Mobility City Lab Joinville será estudar a dinâmica urbana da cidade e desenvolver projetos de mobilidade focados na eficiência energética do transporte por meio de pesquisas, análise de dados, avaliação no local e, por fim, os resultados.

Os estudos estão previstos para começar no final do mês de outubro tendo como matéria-prima documentos sobre mobilidade reunidos pela Prefeitura. Em seguida, os técnicos retornam a Joinville para conversar com especialistas nas áreas de transporte e mobilidade, acadêmicos, empresários e sociedade civil organizada, em reuniões técnicas.

Cooperação

O GIZ foi fundado em 1975, por Erhard Eppler, cujo principal acionista é o governo federal alemão. É especializado em projetos de cooperação técnicos e de desenvolvimento sustentável em escala mundial.

A Sociedade Fraunhofer é uma organização de pesquisa que conta com 69 institutos espalhados por toda a Alemanha. Cada um deles com foco em um campo diferente da ciência aplicada. Emprega mais de 24.500 pessoas, principalmente cientistas e engenheiros.

Mobilize

Nenhum comentário:

Postar um comentário