quinta-feira, 21 de setembro de 2017

PRAE garante transporte para pessoas com mobilidade reduzida em Natal

Foto: João Maria Alves
Serviço de transporte gratuito com veículos acessíveis e adaptados para o deslocamento de pessoas comprovadamente com mobilidade reduzida devido à idade, uma deficiência ou outra situação incapacitante, o Programa de Acessibilidade Especial Porta a Porta (PRAE) é desenvolvido em parceria pelas secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Mobilidade Urbana (STTU).

Os beneficiários devem ser pessoas residentes em Natal e que estejam cadastradas no programa e, para requisitar o serviço, deve procurar o Centro de Serviços Integrados em Saúde (CSIS) Unidade Pescadores, no antigo Hospital dos Pescadores, nas Rocas.

Os cadastros são feitos de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e os interessados devem apresentar a documentação solicitada e o atestado médico que comprove a mobilidade reduzida e sua causa. Os documentos são analisados por uma equipe de assistentes sociais do município, que atuam no programa.

Além dos transportes diários, os usuários podem também fazer o agendamento das viagens, pelo número 3232-9202, com uma antecedência mínima de 48h, indicando os pontos de origem e destino, horários e o nome do acompanhante, se houver a necessidade de um, no caso dos pacientes mais críticos.

O PRAE conta hoje com uma frota de 24 veículos, entre ambulâncias, vans, micro-ônibus e utilitários, que circulam realizando o transporte dos usuários entre as 5h e as 23h. Outras três ambulâncias ficam à disposição do Hospital Municipal de Natal Dr. Newton Azevedo e as maternidades Leide Morais e Araken Pinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário