terça-feira, 12 de setembro de 2017

Transporte Cidadão, do Governo do Estado, recebe seus primeiros ônibus

O programa Transporte Cidadão, lançado pelo Governo do Estado em 2016, que consiste na oferta de transporte gratuito para a população de baixa renda de municípios da Grande Natal, está recebendo seus primeiros ônibus.



Trata-se de veículos do modelo Svelto, fabricados em 2013, que pertenceram à empresa Atibaia, e que operavam linhas na cidade de mesmo nome, no interior de São Paulo. Estima-se que 10 veículos farão parte do projeto. Eles são encarroçados no chassi Volkswagen 17.230 OD V-Tronic, e agora pertencem à empresa Transportes Genipabu Ltda ME, vencedora da licitação para operação do projeto, ocorrida em maio deste ano, de acordo com o Diário Oficial do Estado. A empresa será responsável pelos dois lotes do projeto, e venceu a licitação com modalidade pregão eletrônico de menor preço, com propostas de operação por R$ 94.200,00 para o Lote 1, e R$ 97,599,99 para o Lote 2.


Um dos veículos, que na Atibaia tinha a numeração 5713, foi flagrado com o destino "NATAL-RN", programado em seu itinerário digital, ainda na garagem da Atibaia. Parte dos ônibus já foi visto nas estradas, e alguns já se encontram em Natal. Ainda não há data para o início da operação do projeto.

 

Segundo o Governo do Estado, o programa será operacionalizado por meio de linhas circulares de ônibus de grande porte, com itinerários previamente planejados, saindo às 6h e retornando ao ponto de origem às 17h, com paradas na Central do Cidadão, Hospital Walfredo Gurgel, Liga Norte-riograndense Contra o Câncer, Hospital Giselda Trigueiro, Maternidade Escola Januário Cicco e Hospital Universitário Onofre Lopes.

Ainda de acordo com o Poder Executivo Estadual, o Transporte Cidadão não irá concorrer com as empresas permissionárias de transporte público de passageiros urbanos e intermunicipais. O serviço será ofertado gratuitamente para as pessoas comprovadamente desempregadas cadastradas no Sine-RN, gestantes, portadores de necessidades especiais e seus acompanhantes, portadores de doenças crônicas e acompanhantes, idosos a partir de 60 anos e beneficiários do Bolsa Família.

Inicialmente, o Transporte Cidadão será implantado nos seguintes corredores específicos:
  1. a) Ceará-Mirim / Natal
  2. b) Maxaranguape / Extremoz / Natal
  3. c) Macaíba / Natal
  4. d) Goianinha / São José de Mipibú / Natal
  5. e) Monte Alegre / Natal
  6. f) Ielmo Marinho / Macaíba / Natal
  7. g) Vera Cruz / Natal
  8. h) São Gonçalo do Amarante / Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário