domingo, 22 de outubro de 2017

A presença de carrocerias Mascarello na Grande Natal

Presente no mercado brasileiro desde 2003, a Mascarello tem carrocerias em duas empresas da Grande Natal: Nossa Senhora da Conceição, que comprou os ônibus da marca entre os anos de 2008 a 2010, e a Parnamirim Field, que adquiriu unidades fabricadas da montadora paranaense em 2013.


Os primeiros Mascarello para a frota urbana da grande Natal chegaram em 2008, adquiridos pela empresa Nossa Senhora da Conceição. Foram oito veículos. Sete deles, eram o GranVia Midi, encarroçados com chassis OF-1418, e um veículo foi o GranVia, com chassi OF-1722. Todos os chassis eram da marca Mercedes-Benz, e vieram de fábrica com elevador para deficientes físicos - a lei que tornava obrigatória a presença do item nos ônibus novos só passaria a valer no ano seguinte, em 2009.


Na época da compra, os ônibus passaram a circular com o anúncio em propaganda traseira que mostrava seus novos veículos adquiridos. Curiosamente, o anúncio anunciava os oito ônibus adquiridos pela Conceição naquele ano, e mostrava fotos dos veículos de numeração 4058 e 4096, que eram da marca Comil e foi a aquisição anterior aos Mascarello.


Diferentemente dos demais veículos da frota da empresa, os Mascarello adquiridos pela Conceição tinham a cor bege ao invés do branco que a empresa utilizava na pintura.


Em 2009 e 2010, a Conceição continuou comprando veículos da marca, intercalando com ônibus da Marcopolo e Comil. Nestas ocasiões, a empresa optou pelo GranVia Midi, e os encarroçou com chassis Mercedes-Benz OF 1418 e OF 1722.

 

Os veículos ganharam nova numeração, e boa parte deles também tiveram a pintura trocada, atendendo o padrão adotado pela Conceição após sua venda a grupos empresariais de Pernambuco. Todos os Mascarello comprados pela empresas permanecem na frota da empresa até hoje.



 

Em 2013, foi a vez da Parnamirim Field também aderir a marca. Três unidades foram compradas pela empresa operadora de linhas entre Parnamirim e Natal. Os ônibus tinham chassi Volkswagen 17-230 EOD V-Tronic, e são do modelo GranVia Midi.


 


Os ônibus são fixos da linha D - Parque Industrial/Natal, que é o principal trajeto operado pela empresa, e foi a segunda e última compra de ônibus zero quilômetro da Field. Antes disso, ela havia comprado duas unidades do Spectrum, da Neobus.


A Field é uma das mais novas e menores empresas da região metropolitana de Natal, fundada em 2009 após a cisão empresarial da Trampolim da Vitória - que teve parte de suas ações vendidas aos mesmos grupos de empresários de Pernambuco que controlam a empresa Nossa Senhora da Conceição.

Fotos: Acervo UNIBUS RN / Allan Jeferson / Edivan Lean / Jairo Barreiros / João Maria Gomes / Tiago Gomes da Silva / William Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário