sábado, 14 de outubro de 2017

Cidade do Natal é a primeira empresa municipal com acessibilidade integral em toda frota

A Transportes Cidade do Natal tornou-se a primeira empresa municipal do segmento de operadoras do trasporte urbano a dispor de toda a frota com plataforma elevatória para deficientes físicos. Com o encerramento das atividades do veículo 6 017, o último dos ônibus de sua frota que não dispunha do equipamento, a empresa se torna pioneira na acessibilidade integral no transporte urbano.


No último levantamento, realizado em maio pelo Portal UNIBUS RN - que tem se destacado pela verificação e apresentação de dados concretos do transporte local - a Cidade do Natal aparecia em primeiro lugar no ranking entre as empresas que ofereciam ônibus com acessibilidade integral na capital.

Na ocasião, 47 dos 52 ônibus da empresa tinham elevador para deficientes físicos. O número representava, naquela época, 90,4% da frota. Seguida à Cidade do Natal, estava a empresa Via Sul, com 79,5% da frota urbana totalmente adaptada. Porém, devido a chegada de 64 ônibus usados do modelo Torino fabricados em 2009 e equipados com elevador, a empresa Guanabara agora possui proporcionalmente a segunda maior frota  com acessibilidade integral atingindo a marca de aproximadamente 91% do total, desbancando a Via Sul da vice liderança neste quesito. Em números absolutos, a maior empresa de ônibus potiguar continua ostentando a maior frota de ônibus acessíveis, alcançando o quantitativo de 194 ônibus totalmente adaptados.

O levantamento do Portal UNIBUS RN realizado em maio considerou apenas os ônibus com acessibilidade integral – isto é, os veículos com elevador para uso de deficientes físicos e pessoas com dificuldades de locomoção, já que para a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), fatores como assentos preferenciais reservados, por exemplo, já tornam o ônibus acessível.

Fotos: Acervo UNIBUS RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário