segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Como fugir dos ônibus piratas

Nós já falamos algumas vezes no Blog Juntos a Bordo sobre o grave problema do transporte clandestino de passageiros no Brasil. Ônibus sem manutenção, motoristas sem horário regulamentado de trabalho e, às vezes, até sem carteira de habilitação, transitam por estradas secundárias desviando das fiscalizações e deixam muitas vezes, os passageiros no meio do caminho, sem qualquer garantia ou direito.

As empresas regulares, que investem em renovação de frota, tecnologia e treinamento de pessoal, veem a imagem do setor prejudicada por essas práticas ilegais e criminosas.

É através do site da ANTT – autarquia federal responsável pela regulação da atividade – que podemos saber se uma empresa é ou não regular. Então resolvemos fazer um passo a passo para facilitar sua próxima consulta.

Entre no site da ANTT (www.antt.gov.br) e clique em “Passageiros”.



Na nova página, no lado esquerdo, estará “Informações para passageiros”. Escolha a opção “Pesquisar empresas, linhas, horários”.



Há algumas opções de busca – inclusive de frota e placa de veículos – mas, você vai selecionar a primeira: empresas, linhas, horários e tarifas.



Se você tem o nome e o CNPJ da empresa, pode clicar na primeira opção – referente a empresas permissionárias… – no entanto muita gente não prossegue a pesquisa, pois não possui esses dados. Se esse é o seu caso, clique na segunda opção “Linhas entre duas localidades”.



Nessa página será pedido o trajeto – de que estado, saindo de qual cidade, para qual estado chegando em qual cidade (como fizemos no exemplo). Por fim, é só clicar em “consultar”.


As empresas que estão regularizadas, ou seja, obedecem as exigências legais para o transporte terrestre de passageiros, estarão listadas ali. Estas são idôneas e estão preparadas para te levar com segurança e conforto ao seu destino.

Juntos a Bordo

Nenhum comentário:

Postar um comentário