sábado, 28 de outubro de 2017

Internacional: Miniônibus elétrico sem motorista faz viagem inaugural na Alemanha

Um miniônibus elétrico sem motorista fez sua primeira viagem na Alemanha nesta quarta-feira (25/10).

Foi uma viagem curta, de 700 metros e que durou apenas oito minutos, ligando as fontes termais na pequena cidade de Bad Birnach, no estado da Baviera, até a área central onde fica a estação ferroviária da cidade.

O veículo EZ10, com capacidade para 12 passageiros – 6 sentados e 6 em pé – fez história, já que é o primeiro veículo autônomo a ser incorporado ao sistema de transporte público na Alemanha.

Por trás do projeto piloto está a Deutsche Bahn, companhia ferroviária alemã, sendo que o veículo foi desenvolvido por uma startup francesa, a EasyMile.

O conselheiro distrital Michael Fahmüller disse que o desenvolvimento foi particularmente importante para as áreas rurais, pois as pessoas geralmente tendem a depender totalmente de seus carros. Com baixos volumes de passageiros, os prestadores de transporte público muitas vezes têm dificuldade em investir em serviços regulares.

O veículo foi equipado para se mover com sensores que podem detectar obstáculos e ativar os freios. Ele circula na cidade numa rota pré-programada, com velocidade inicial limitada a 15 km/h, numa rua cujo limite de velocidade é de 30 km/h.

Sebastian Krieg, gestor do projeto, informou à Deutsche Welle que o miniônibus pode chegar a uma velocidade de 40 km/h.

A experiência ainda é limitada, pois o veículo ainda não consegue contornar obstáculos, por exemplo. Em caso de algum obstáculo ao longo do percurso programado, um motorista precisa assumir o controle do veículo usando um joystick, e assim fazer a manobra de desvio.

A estimativa é que a partir de 2018 os novos ônibus autônomos serão testados também em cidades maiores da Alemanha, como Hamburgo.

A experiência com veículos autônomos já alcançou outras cidades do mundo, como Paris, Lyon, Las Vegas e Dubai.

Diário do Transporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário