segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Retrô: Conceição - 4006

Um ônibus pode render muitas histórias estando em uma única geração. E em três gerações? Quantas histórias foram vividas pelos passageiros? Por isso, vamos lembrar nesta edição da coluna “Retrô” a história de um prefixo marcante e que está sendo usado em sua terceira versão na empresa Conceição.
O prefixo em questão é o 006. Fazendo parte da metodologia particular da empresa, onde os ônibus inicialmente eram numerados com finais pares, o prefixo ocupa hoje o terceiro ônibus a atender os usuários das linhas atendidas pela Conceição.

O primeiro foi numerado ainda usando o ano de fabricação do veículo. Numerado como 93006, o veículo era montado na primeira versão do modelo Urbanus, fabricado pela catarinense Busscar, e usava um chassi da marca Mercedes-Benz. Não se sabe ao certo qual era o chassi, mas a pesquisa feita pelo UNIBUS RN mostra que a probabilidade maior é de ter sido o OF-1618, uma vez que o ônibus tinha a configuração padrão (o que seria hoje com o comprimento de 12 metros).
Esse mesmo ônibus chegou a receber a segunda identidade visual da Conceição e o padrão de numeração dos veículos imposto pela Prefeitura do Natal, onde o primeiro dígito, que identificara a empresa, substituía o ano de fabricação. Então, em meados de 1999, em vez de ter o prefixo 93006, passou a ostentar a numeração 4006, permanecendo assim até a sua desativação, em meados de 2002.
O segundo veículo a usar o prefixo que falamos nesta matéria chegou a Conceição em 2003. Montado no modelo Viale, da Marcopolo, tem o chassi OF-1721, da Mercedes-Benz, e veio em um lote com outras duas unidades, com a mesma configuração, oriundos da empresa Nossa Senhora de Lourdes, no Rio de Janeiro (Em terras fluminenses, usava o prefixo 58141). Predominantemente rodou nas duas principais linhas da Conceição – 21 (Felipe Camarão / Areia Preta), onde foi desativado, e 63 (Felipe Camarão / Campus).
Esse ônibus foi desativado em 2012, quando a Conceição teve seu controle acionário transferido para um grupo empresarial pernambucano e foi substituído por ônibus mais novos vindos das empresas Itamaracá e Cidade Nova, integrantes da holding que administra a empresa natalense. Curiosamente, o veículo fez o caminho inverso: roda atualmente na empresa Bom Conselho, em Pernambuco, fazendo fretamentos na região metropolitana do Recife.
Atualmente, o prefixo 4006 é ocupado por um Svelto Midi, fabricado pela gaúcha Comil, sob o chassi OF-1418, da Mercedes-Benz. Adquirido em 2011 – antes da troca de controle acionário –, veio em um lote com outras 5 unidades, sendo duas com as mesmas configurações do nosso personagem. Mas, originalmente, ele não tinha o prefixo retratado: usava como numeração 4061, até então prefixo inédito na Conceição.
Em meados do fim de 2012, recebeu sua primeira reprefixação, ganhando a numeração 006 – na ocasião, como a empresa iniciou o trabalho de renovação da identidade visual, os prefixos passaram a ter nova metodologia, abolindo a tradição de números pares e tendo prefixos sequenciais.
Já o prefixo definitivo foi implantado em 2015. Com a numeração 4006, o veículo já ostenta a atual identidade visual da Conceição e roda atualmente na linha 76 (Felipe Camarão / Parque das Dunas). Antes, já serviu às linhas 31A (Felipe Camarão / Pirangi – Via Campus / Jardim América), 41 (Cidade Nova / Ribeira) e 71 (Felipe Camarão / Petrópolis).

Fotos: Acervo UNIBUS RN, Johnatan Silva e Gabriel Araújo (Ônibus Brasil)
Equipe UNIBUS RN

Um comentário:

  1. Parabens pela matéria só uma observação o 4006 atual chegou em meados de 2010 e não 2011 como está no texto. Mas a matéria foi bem interessante.

    ResponderExcluir