domingo, 8 de outubro de 2017

Retrô: Viação Nordeste – 0256

A coluna Retrô apresenta hoje o recorte de um veículo marcante da Viação Nordeste, empresa rodoviária fundada no Rio Grande do Norte, que também atua na Paraíba e no Ceará, ligando os três estados. Trata-se do carro 0256, um Marcopolo Paradiso GV 1450 encarroçado em chassi Volvo B12 que fez parte da frota da empresa. Confira!


Fabricado em 1995, o Geração V da Marcopolo chegou à Viação Nordeste numa época de grandes renovações feitas pela empresa, ao longo da década de 1990. Consolidada no transporte rodoviário intermunicipal, interestadual e no segmento do turismo, a Nordeste apostou no máximo de conforto em seus veículos nas renovações que realizou.

O 0256 era do segmento “Executivo II – Super Advenced” (Super Avançado, em tradução livre) da empresa, e integrava o grupo dos cerca de 70 ônibus com chassis da marca Volvo que a empresa tinha. Sua frota total chegou a 92 veículos. Em sua primeira reforma, teve a logomarca da empresa alterada, e ganhou máscaras pretas entre as janelas.


Em outra modificação, também foi aplicada a pintura com a cor branca nas “saias” do veículo, em sua parte traseira. Além disso, houve mudança nos frisos dos pneus que se tornaram mais grossos, também semelhante aos da geração VI, que foram pintados na cor do veículo.


Com o passar dos anos, visando atualizar o modelo deixando-o com linhas modernas, a Nordeste reformou o ônibus. A empresa, aliás, se destaca pelas modificações feitas em seus carros. O veículo recebeu modificações de destaque em sua frente e laterais. Ganhou faróis da Geração VI da Marcopolo, e teve a grade frontal adaptada. Destaque para a nova pintura que o ônibus ganhou, adotada pela Nordeste àquela época, e para sua numeração: o 0256 se tornou o 0710.

 

Ainda como 0710, o ônibus teve novas mudanças, após mais alguns anos. A parte frontal do veículo foi remodelada, com todos os traços da Geração VI da Marcopolo. Além dos faróis já existentes, o ônibus recebeu grade para-choque e frontal da versão posterior a sua. Também houve mudança na pintura do veículo: A Nordeste o deixou com um amarelo mais claro que o anterior – que por sua vez era mais alaranjado. A nova pintura utilizava apenas as cores amarelo e preto.


Ele teve ainda mais uma mudança de prefixo: De 0710, o veículo se tornou o 2070, e recebeu também nova pintura, com predominância da cor amarelo, sem qualquer desenho ou detalhe. Foi nesta pintura que ele encerrou suas atividades na empresa, recentemente. A Viação Nordeste é dirigida atualmente em regime de intervenção judicial, e sua nova diretoria tem investido na renovação da frota e melhoria na qualidade do serviço.

 


Fotos: Acervo UNIBUS RN, Anderson Oliveira da Silva, Diogo Vieceli, Eilson Lucena, João Victor, Mailson Amâncio, Marcos Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário