domingo, 5 de novembro de 2017

Assim como Fortaleza, Recife também anuncia ônibus turístico double-decker

As cidades do Nordeste brasileiro estão apostando no ônibus como importante aliado turístico. Nas grandes capitais mundo afora os ônibus double-decker panorâmicos são utilizados para percorrer os principais pontos e paisagens das cidades, servindo como atrativos de negócios e visitação.

Foto: Divulgação

Fortaleza, conforme anunciamos, lançou seu projeto no dia 19 de outubro, com previsão de lançamento do edital para o dia 20 de novembro deste ano.

Na última quarta-feira o governo do estado de Pernambuco, em conjunto com a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), lançou também sua linha de ônibus de turismo moderno.

Nos mesmos moldes de Fortaleza, o serviço será explorado pela iniciativa privada, portanto sem nenhum tipo de despesas para os cofres públicos.

O processo de Recife, no entanto, está bem mais adiantado: o edital já foi lançado através de chamamento público, e a empresa que tocará o serviço já foi escolhida: será a pernambucana 2G Turismo, que assinou contrato para que os veículos estejam em circulação a partir de fevereiro de 2018.

O secretário de Turismo Felipe Carreras anunciou ontem que todo os serviços ficam a cargo da empresa: desde a comercialização dos tickets, onde o modelo de compra será divulgado em breve, até a manutenção dos ônibus.

Serão dois ônibus double-decker, com capacidade total de 74 pessoas cada um, com capota retrátil. Os ônibus serão climatizados, com plataformas de acessibilidade para cadeirante, e compartimento para até três bicicletas.

A linha turística funcionará todos os dias da semana, com oito viagens por dia, entre 9h e 17h. O percurso total terá 27,4 km, com a Praça de Boa Viagem como partida e chegada.

O veículo fará paradas pontuais no Segundo Jardim, Polo Pina, Praça do Arsenal, Forte do Brum, Cais da Alfândega, Praça da República, Casa da Cultura, Forte das Cinco Pontas, Avenida Domingos Ferreira e o Parque Dona Lindu.

O ticket custará R$ 45, com 50% de desconto para crianças entre 7 e 12 anos. As crianças abaixo de 7 anos não pagam.

Existe ainda a expectativa de estender o projeto até junho de 2018, com a criação de uma linha turística para Olinda, com chegada no Mercado Eufrásio Barbosa totalmente revitalizado.

Outra ideia até o final do próximo ano é criar uma linha possa em Jaboatão dos Guararapes, tendo como chegada o histórico Monte dos Guararapes.

Diário do Transporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário