sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Cidade gaúcha inova e investe em parada de ônibus climatizada

Santa Cruz do Sul é uma cidade média do estado do Rio Grande do Sul, localizada a 155 km de Porto Alegre. Possui uma população de quase 130 mil habitantes, sendo o 15º município mais populoso do estado gaúcho.

Enquanto a maioria das cidades brasileiras ignora os abrigos de ônibus, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul resolveu apostar em sua modernização.

O objetivo da prefeitura é que este abrigo sirva de exemplo e modelo, e posteriormente se espalhe para o resto da cidade.

A iniciativa de fazer uma parada de ônibus climatizada, com maior espaço interno e externo, além de acessibilidade ampla partiu do prefeito Telmo Kirst.

Segundo o secretário de Transportes e Serviços Urbanos, Gérson Antônio Vargas, o objetivo é fazer uma parada “diferente, melhor e de qualidade”.

A nova parada climatizada – até aqui a única e a primeira – terá vidro temperado, cortina de ar e estrutura maior do que as existentes na cidade, com dimensões de 3,5 por 11,7 metros.

A estrutura será semiaberta, com 70% de climatização, com espaço destinado a quem não gosta, ou não pode ficar em ambientes refrigerados.

Outro destaque do abrigo será a acessibilidade total. Um cadeirante poderá circular por dentro e por fora da estrutura, com folga, garante o secretário.

A primeira instalação da nova parada está sendo feita na Rua Tiradentes, na quadra entre as ruas Venâncio Aires e a Tenente Coronel Brito.

Toda a mão-de-obra é da prefeitura, sem nenhuma empresa contratada, e a conclusão total do ponto deve acontecer em 60 dias.

Após a implantação do projeto-piloto, a expectativa é construir três outras paradas de ônibus no mesmo padrão.

Depois desta fase, será feita a análise dos resultados do projeto-piloto, para posterior implantação de novos pontos.

Diário do Transporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário