domingo, 10 de dezembro de 2017

Retrô: Viação Riograndense na operação da linha 59


Algumas linhas do transporte urbano e metropolitano da grande Natal já foram operadas por outras empresas. Por inúmeros motivos, as linhas são transferidas de operadoras. E a coluna Retrô de hoje apresenta a linha 59 - Guarapes/Brasília Teimosa, que atualmente é operada pela empresa Nossa Senhora da Conceição. Porém, na década de 1990, quando foi criada, a Viação Riograndense era responsável por sua operação. Confira!


Quando operada pela Riograndense - que atuou no transporte urbano de Natal até 2012, quando decretou falência da área urbana, e hoje se dedica ao segmento intermunicipal do transporte - a linha tinha o itinerário inverso do atual: Brasília Teimosa/Guarapes. Com isso, o terminal da 59 era na Praia do Meio, ao lado da linha 45 (Brasília Teimosa/Campus), também de responsabilidade da Riograndense - que foi extinta com o fim das atividades da empresa e não há perspectiva de retorno nem mesmo após a licitação.


A transferência para a empresa Conceição ocorreu em meados do final dos anos 90. Atribui-se ao agravamento da crise econômica da empresa Riograndense a transferência da linha, que, a partir de então, concentrou suas operações nas linhas 03 (Nova Natal/Campus/Viaduto de Ponta Negra), 28 (Nova Natal/IFRN), além da 45. A grande quilometragem da linha 59 afetou o mantimento da operação dela pela Riograndense.

Já para a empresa Conceição, a operação da linha 59 foi mais vantajosa, considerando a área de atuação da empresa - o bairro de Felipe Camarão, próximo do Guarapes, onde a empresa, inclusive, mantém sua garagem. A partir da mudança de empresa, o trajeto também foi invertido, sendo o que está em vigor ainda hoje (Guarapes/Brasília Teimosa), com seu terminal no bairro localizado na zona oeste.


Na ocasião da transferência da linha 59 da Riograndense para a Conceição, também foram repassados trêss veículos, que, na Conceição, se tornaram os carros 4048, 4050 e 4052, tendo permanecido na frota até os anos de 2009 e 2011, em média. Os ônibus foram comprados pela Riograndense em 1997, e eram do modelo Busscar Urbanus, com chassi Mercedes-Benz OF 1620.


Além da linha 59, que é operada pela Conceição desde que foi transferida pela Riograndense, a empresa também já operou, na região, a linha 587 - Circular - Guarapes/Felipe Camarão, que foi extinta. Atualmente, a empresa também opera a linha 599 - Guarapes/Cidade Jardim.


 

Fotos: Acervo UNIBUS RN / João Maria Gomes / Edivan Leal / Walky Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário