segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Itaipu e MME terão cooperação em programa de mobilidade sustentável do governo

Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional
A Itaipu Binacional e o Ministério de Minas e Energia (MME) assinam na próxima terça-feira (16) em Foz do Iguaçu acordo de cooperação técnica para implementação do Programa de Mobilidade Sustentável nos ministérios do governo federal. A medida contribui para atender ao compromisso, assumido pelo Brasil na 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP-21), de reduzir as emissões em 37% até 2025, e de 43% até 2030. 

O programa será coordenado pelo MME, terá suporte técnico de Itaipu e será expandido aos demais ministérios que tenham ações relacionadas com o tema. 

Pelo acordo, serão realizados estudos baseados em implantação de projetos pilotos de interesse comum, com foco em energia e mobilidade sustentável. O primeiro projeto busca monitorar a utilização dos veículos elétricos e o abastecimento nos eletropostos, contabilizando em tempo real as emissões de CO2 evitadas. Também serão analisados os possíveis impactos dos VEs na rede elétrica e testada a integração do veículo elétrico em redes inteligentes e sistemas de armazenamento de energia. 

Outro objetivo é identificar novos modelos de negócio para o setor elétrico, e estudar mecanismos técnicos, econômicos e financeiros para viabilizar o incremento do projeto piloto em escala nacional.

Este projeto será realizado na área geográfica da Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), com possível expansão para outras localidades do Brasil. Os dados e resultados do projeto serão compartilhados entre a Itaipu e o MME.

Mobilize

Nenhum comentário:

Postar um comentário