domingo, 14 de janeiro de 2018

Parnamirim Field poderá suspender operações

Desde a última sexta-feira, 12 de janeiro, informações extraoficiais do segmento do transporte potiguar apontam que a empresa Parnamirim Field deixará de operar suas linhas e vai suspender suas operações. Na última semana, a empresa já deixou de operar a linha E (Emaús/Natal, via Tirol). O Departamento de Estradas e Rodagens do Rio Grande do Norte (DER/RN) confirmou que a empresa entregou a linha, alegando dificuldades de mantê-la operando, e concentrou suas operações na linha D (Parque Industrial/Natal).


Caso se concretize a suspensão das operações, a linha D também deixará de ser operada pela Field, que é uma das menores empresas do sistema metropolitano do Rio Grande do Norte. O fim das operações poderá ocorrer nas próximas semanas.

Fontes ouvidas pelo Portal UNIBUS RN, afirmam que a empresa pediu a suspensão das atividades pelo prazo de seis meses, alegando impossibilidade de se manter em operação, e que durante este período iria entrar em regime de recuperação judicial.

Ainda não há confirmação sobre qual empresa passaria a operar suas duas linhas (D, com 13 carros, e E, com 2 ônibus). As empresas Cidade das Dunas e Santa Maria, que mantém uma parceria operacional e ações financeiras da Field, se interessaram em assumir as operações, mas a Trampolim da Vitória, que já atua em Parnamirim e era a antiga operadora das linhas, também poderá se tornar responsável pelos trajetos. A Field utiliza o sistema de bilhetagem eletrônica RN Card em seus ônibus, o mesmo da Trampolim da Vitória, inclusive sendo possível realizar integração com as linhas operadas pela Trampolim.

Também não há informações sobre a situação trabalhistas dos funcionários da Field, se estão com vencimentos em dias, e quais serão seus destinos – se demitidos, ou absolvidos pela nova empresa que assumir as operações.

Uma das empresas interessadas na operação da Field, a Santa Maria aumentou sua frota metropolitana nas últimas semanas. O número de veículos cresceu de 13 para 19, sendo que agora sete veículos ficaram na reserva técnica operacional. Atualmente, a Santa Maria opera três linhas semi-urbanas, todas em Cidade Verde, ligando Nova Parnamirim e Eucalíptos a Natal. Já a Trampolim da Vitória, apesar do incremento de 10 novos ônibus em dezembro, desativou apenas três. Atualmente, a frota da Trampolim conta com sete ônibus a mais, que poderão ser direcionados às linhas da Field. Ambas as empresas têm facilidade em aumentar a frota rapidamente, já que pertencem a grupos empresariais com atuação em outros estados, podendo assim receber veículos remanejados para a operação extra.

Atuação da Field

A Parnamirim Field foi fundada em 2009 após a venda de parte das ações da empresa Trampolim da Vitória a grupos empresariais de Pernambuco. Na ocasião, um dos sócios decidiu utilizar suas ações para criar a nova empresa, ficando responsável pelas linhas D (Parque Industrial) e E (Emaús), junto à parte de veículos e operadores.


Para a estruturação da empresa, foi feita uma parceria com a empresa Cidade das Dunas, que passou a ter sua gerência operacional e garagem dos veículos que operam na região sul na garagem da Field, em Parnamirim. O nome ‘Parnamirim Field’ originou-se da área de operação da empresa, utilizada pelos americanos como base área na segunda guerra mundial, chamada de Parnamirim Field (Campo de Parnamirim).


 

Aos poucos, a empresa reformou os veículos oriundos da Trampolim da Vitória, e fez aquisição de novos veículos. Ao longo dos seus 8 anos de operação, também recebeu veículos usados do sistema opcional e das empresas Cidade do Sol (Mossoró), Cidade das Dunas, e Santa Maria.

Caso se concretize a suspensão das operações da Field, a empresa deixará a atuação na grande Natal ocupando a 10ª posição no último ranking elaborado pelo Portal UNIBUS RN no último mês de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário