quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Suzantur entrega mais 60 ônibus zero quilômetro do lote de 100 unidades do Refrota para Mauá

A empresa de ônibus Suzantur, que opera unicamente o transporte municipal de Mauá, no ABC Paulista, entregou nesta terça-feira, 16 de janeiro de 2018, 60 ônibus zero quilômetro para o sistema.

Os veículos integram os cem ônibus financiados pela empresa por meio do Refrota, programa de renovação da frota para os transportes urbanos e metropolitanos em todo o País, anunciado no ano passado pelo governo Michel Temer, com recursos totais de R$ 3 bilhões do FGTS.

A Suzantur foi a primeira a aderir ao programa, mas não a primeira receber os recursos por causa da inexperiência, até então, da Caixa Econômica Federal no mercado de ônibus, que exigia, por exemplo, um tipo de seguro inexistente neste setor. A primeira empresa que recebeu o financiamento foi a Viação Garcia, do Paraná, mas a companhia contratou outro agente financeiro, a instituição privada BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul.

O financiamento para a Suzantur foi de R$ 30,3 milhões.

As entregas em Mauá começaram em dezembro, mês de aniversário da cidade.

Entre os 100 ônibus, de acordo com a empresa, 80 são midi (micrões) e 20 convencionais.

Os veículos têm carroceria Marcopolo modelo Torino e chassi Mercedes-Benz, entre OF1721 – Euvo V (convencionais) e OF1519 Euro V (mídis).


Em nota, nesta terça-feira, o prefeito de Mauá, Átila Jacomussi, que participou da entrega, destacou que os ônibus são totalmente acessíveis para pessoas com deficiência e contam com Wi-Fi gratuito, tomadas USB para carregamento de celular e monitoramento por GPS.

“Mauá está vivendo um novo tempo nos transportes. Esses novos ônibus vão garantir mais conforto, segurança e pontualidade para a população, que merece um serviço de qualidade. Inovação e criatividade fazem parte da nossa filosofia de trabalho neste setor tão importante para o povo”, afirma o prefeito Atila.

Segundo a prefeitura, a frota de ônibus municipais de Mauá passa a ter, com a entrega desta terça-feira, idade média de um ano, uma das mais baixas do País.


Na nota, a prefeitura de Mauá ainda destacou outras ações na área de transportes, como a revitalização o atual Terminal Central, que recebeu nova pavimentação, sinalização vertical e de solo, reforma do telhado e substituição das lâmpadas antigas por novas de LED. O terminal passou a oferecer também enfermaria, fraldário e sala para acesso a computadores com internet.  O café da manhã gratuito ao trabalhador voltou a ser oferecido.

A prefeitura ainda citou a criação do Expresso Mauá, que são linhas semiexpressas com menos paradas que, segundo a administração, reduziram em até 30 minutos alguns trajetos.

Até março, serão entregues outros 20 ônibus completando o lote.

Diário do Transporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário