segunda-feira, 26 de março de 2018

Operação coloca policiais disfarçados em ônibus para reduzir assaltos em Manaus

Foto: Divulgação/Bruno Zanardo
Desde a segunda-feira (19) Policiais civis e militares disfarçados começaram a circular dentro de ônibus do transporte público para diminuir o índice de assaltos. A confirmação foi dada pelo secretário de segurança pública e vice governador do estado Bosco Saraiva. 

Ele conta que a ação iniciou na noite do domingo (18), durante Operação Jejuardes da PC. Na ocasião, a polícia prendeu um homem e apreendeu três adolescentes no terminal 5, bairro São José. Bosco explicou que um contingente de policiais militares e civis devem permanecer das 5h às 9h e das 17h às 21h, em todos os terminais, além dos agentes descaracterizados dentro dos coletivos. 

“O trabalho dos polícias será de evitar o perigo. Os agentes vão analisar os possíveis suspeitos para que possamos prendê-los antes de atacar. Funcionou com a operação jejuardes”, disse. 

O secretário contou conta que a ação é inicial e deve durar 15 dias e após isso uma avaliação será feita pela SSP para atestar a praticidade da estratégia e decidir se ela permanece ativa.

“Além disso, a SEAOP vai dar apoio em horários alternados, realizando blitze em toda a cidade. Vamos esteirar o máximo possível para que esses suspeitos não pratiquem mais esses crimes”.

A Operação Jejuardes reúne servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e das Secretarias Executivas de Operações e Inteligência e realizou abordagens nos Terminais  1, 3, 4 e 5, localizados nas zonas norte, leste e centro-sul da capital.

A SSP-AM também irá reforçar as Operações Catraca e Rota Segura, exclusivas para a fiscalização de ônibus do transporte coletivo, alternativos e das rotas que fazem o transporte de funcionários do Polo Industrial de Manaus.

Operação resulta em quatro prisões

Na noite da sexta-feira, quatro pessoas foram detidas por envolvimento em assaltos a ônibus em Manaus, durante a Operação Jejuardes. No Terminal de Integração 5, no São José, zona leste, Afonso Marques Pacheco, 21, foi preso e o adolescente J.S.O, 16 anos, foi apreendido com um simulacro de arma de fogo. Em depoimento, eles confessaram que praticariam assaltos na região do T2, no bairro Cachoeirinha, zona sul.

Outros dois adolescentes foram apreendidos, em flagrante, enquanto assaltavam um ônibus no Conjunto Tiradentes, Coroado, zona leste. A dupla estava com uma arma de fogo e celulares roubados.

Assaltos em números

Até o fim de fevereiro, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) divulgou que mais de 270 assaltos a ônibus foram feitos somente neste ano.

A Crítica - AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário