sábado, 17 de março de 2018

SP: Empresa de Araraquara premia motoristas de ônibus por direção segura

A Viação Paraty, empresa de ônibus de Araraquara, interior de São Paulo, está realizando a terceira edição do PAZ (Programa Acidente Zero). A iniciativa tem como objetivo conscientizar os motoristas de ônibus a dirigirem de forma segunda, premiando aqueles que se encaixarem nos critérios de segurança estabelecidos pela empresa.

O programa foi criado em 2015, com a formação de um comitê composto por pessoas da diretoria da empresa, gerentes de operação, departamento jurídico, Recursos Humanos e instrutores de motoristas. O tema tratado no PAZ é “Prevenção de acidentes de trânsito e conscientização de motoristas”.

Com isso, os profissionais são orientados para dirigir de forma mais segura e com mais qualidade para os passageiros. Para incentivar que os motoristas sigam as orientações, é feito uma premiação anual. Neste ano de 2018, será sorteado um carro zero quilômetro àqueles condutores que obtiverem uma pontuação satisfatória.

SORTEIO

De acordo com informações da Viação Paraty, o sistema de classificação para a participação no sorteio é feito com base em uma pontuação. “Todo mês, cada motorista inicia com 10 pontos. Ao longo de 12 meses, são somados os pontos ou subtraídos ou até desclassificados” – explicou a viação, por meio de nota.

As ocorrências que fazem os motoristas serem desclassificados vão além do envolvimento em acidentes. Entre os casos que fazem os profissionais “perderem pontos” estão faltas e atestados, advertências, pequenos danos ao veículo, suspensão, acidente evitável, afastamento pelo INSS, curso de Condutor Coletivo vencido e ausência em palestras do Programa. Quem frequenta as palestras ganha pontos.

“O Departamento Pessoal, de Recursos Humanos e Jurídico fazem as tabulações mês a mês, até o 12º mês previsto dentro do ano do Programa. Ao final, os que obtiverem a maior pontuação, estão classificados para participar do sorteio público do automóvel zero km que realizado no mês de fevereiro” – informou a empresa, em nota.

Em 2017, 171 motoristas participaram do sorteio, com a mesma premiação, um carro zero quillômetro. As regras e o prêmio continuam iguais.

DETALHES DO PROGRAMA

A Viação Paraty informou que o programa envolve quatro pilares: Orientação, fiscalização, incentivo e correção.

Na primeira parte, são oferecidos treinamentos e capacitações aos motoristas, além de um ciclo de palestras, acompanhamento do trabalho e campanha de marketing sobre segurança no trânsito.

Em fiscalização, a empresa instalou câmeras para monitorar os motoristas, tanto na forma como dirigem quanto no tratamento aos passageiros. Outro ato fiscalizatório é a implantação de bafômetro nas filiais da empresa.

O incentivo citado pela viação é o sorteio do carro zero quilômetro e o sistema de pontuação do Programa Acidente Zero. Por fim, a correção é a aplicação de medidas disciplinares, caso haja alguma conduta imprudente no trânsito. A empresa não detalhou que tipo de penalidades são aplicadas aos motoristas.

Diário do Transporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário