quinta-feira, 22 de março de 2018

TCB abre licitação para a compra de seis ônibus elétricos para o DF

A TCB – Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília Ltda., empresa pública da capital federal, vai comprar seis ônibus elétricos para operar no sistema.

A informação foi revelada ao Diário do Transporte pelo presidente da companhia, André Brandão.

Por se tratar de uma empresa pública de economia mista, a compra será por meio de licitação.

O edital deve ser lançado nesta semana. A autorização para a concorrência foi concedida na última sexta-feira, 17.

André Brandão disse que serão licitados os ônibus completos: chassi e carroceria. Fabricantes de chassis e carrocerias são diferentes no Brasil, portanto, devem apresentar modelos já combinados para disputar a concorrência.

A promessa de compra de ônibus elétricos tinha sido feita quando André Brandão tomou posse da presidência da TCB, em 26 de outubro de 2017, conforme noticiou o Diário do Transporte na ocasião.

A declaração foi dada em entrevista neste último sábado, 17 de março de 2018, durante a abertura do 8° Fórum Mundial da Água, quando ocorreu a apresentação de um dos dois ônibus elétricos comprados pela concessionária Viação Piracicabana. O evento teve cobertura no loco do Diário do Transporte.

Os ônibus comprados pela companhia do Grupo Comporte são de carroceria Marcopolo modelo Torino e; chassi, baterias e equipamentos da BYD modelo DW9, mas Brandão afirmou que outras marcas interessadas podem participar.

Brandão ainda afirmou que as operações destes seis ônibus elétricos serão nas linhas hoje de responsabilidade da TCB.

“Hoje a TCB opera 12 linhas. As principais linhas do centro de Brasília, Esplanada dos Ministérios, é a TCB que faz a operação. Então estes ônibus vão estar sendo vistos rodando no centro de Brasília. Rodoviária/Esplanada dos Ministérios, que é o circular que nós temos” – explicou.

Diário do Transporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário