segunda-feira, 9 de abril de 2018

Manaus recebe aplicativo para relatar assalto a ônibus

Foto: Divulgação
Os passageiros de Manaus, capital amazonense, agora contam com um aplicativo que tem como finalidade “pedir socorro” durante um assalto a ônibus. O aplicativo, chamado “Aviso Polícia” funciona por meio de monitoramento do aparelho celular via GPS.


A tecnologia foi desenvolvida e disponibilizada pela SSP-AM (Secretaria de Segurança Pública do Amazonas) na quinta-feira, 5 de abril de 2018. De acordo com o órgão, o objetivo é combater roubos no transporte público de passageiros, contando com a ajuda da sociedade civil.

Os celulares são rastreados por controladores do CICC (Centro Integrado de Comando e Controle). Segundo a SSP-AM, ao acionar o sistema, o celular passa a ser rastreado, para que a Polícia Militar possa localizar o aparelho e intervir na ocorrência de roubo. Portanto, a tecnologia também tem como objetivo complementar o serviço de atendimento via 190.

Para utilizar o aplicativo, é preciso fazer um cadastro prévio inserindo nome, telefone, e-mail e endereço. O “Aviso Polícia” está disponível para o sistema Android, até o momento, e pode ser baixado por meio do Google Play.

De acordo com o coordenador de tecnologia da SSP-AM, Luciano Santos, uma equipe de técnicos vai acompanhar os atendimentos por 24 horas, para resolver qualquer problema que possa ocorrer com o processamento de dados do sistema. “Através desse aplicativo, o policial irá rastrear a ocorrência e se deslocar com mais rapidez” – disse.

A versão lançada na quinta-feira é a primeira do aplicativo. A SSP-AM informou que outra fase do projeto está em estudos para permitir que o cidadão faça pedidos de socorro para ocorrências em geral, como assaltos e notificação de homicídios.

Diário do Transporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário