quarta-feira, 16 de maio de 2018

Década de 1980: Gontijo compra a Varzealegrense

Acervo - Fernando Henrique G. Souza
Durante a década de 80 a Gontijo acelerou fundo em direção ao Nordeste. Assumiu o controle acionário da Auto Viação Varzealegrense, que foi fundada por Antônio Temóteo Bezerra, considerado o primeiro empresário de transportes 100% cearense.

Sediada em Crato-CE a Varzealegrense operava linhas como Crato x São Paulo, Crato x Rio de Janeiro, Iguatu x São Paulo, Fortaleza x Rio de Janeiro e Fortaleza x São Paulo, sendo uma das primeiras a possuir Serviço Semi-Leito, equipado 33 poltronas na época, no eixo CE x SP.

Em 1972, a trajetória do fundador Antônio Bezerra se encerrava, vitima de um enfarto, deixando a Varzealegrense nas mãos de acionistas que, em 1983 alegando concorrência desleal com a Viação Itapemirim repassaram o controle da empresa para Abílio Gontijo que foi autorizado a incorporar a empresa em 1984.

Essa incorporação deu origem a serie 50xx da Gontijo. Ainda na década de 80 Abílio Gontijo assumiria o controle da Viação Bonfinense, considerada uma das empresas mais fortes dos eixos BA x SP e PE x SP. Ambas empresas correspondem hoje cerca de 40% do lucro da Gontijo.

Viaje Gontijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário