segunda-feira, 28 de maio de 2018

Estônia, o primeiro país do mundo a ter transporte público gratuito

créditos: Postimees/Scanpix
Trem, ônibus, metrô... o transporte público é sem dúvida a melhor alternativa ao carro, e quem se desloca diariamente ao trabalho, às aulas, ou a um encontro com amigos está contribuindo para melhorar o trânsito, o ar e a vida nas cidades. Mas, embora a maioria de nós esteja acostumada a pagar pelo uso deste transporte, o custo nele embutido pesa no bolso na hora da compra do bilhete, e limita o acesso de muita gente.

Agora, na Europa, o país báltico Estônia quer mudar esta realidade e implantar transporte gratuito em todo o seu território, permanentemente. 

Para começar, a proposta vem sendo testada na capital Tallin e, de acordo com as autoridades locais, "a experiência não poderia estar indo melhor do que está", demonstrando o acerto da medida. 

Allan Akaüla, responsável pelos Assuntos Europeus da Estônia, afirma que em Tallin o uso de transporte público sem custo já trouxe a primeira vitória, ao conseguir "reduzir o número de automóveis na cidade". Além disso, a novidade vem ajudando as pessoas a se sentirem mais à vontade para ir a "restaurantes, bares ou cinemas". 

Claro que há regras e, para poder viajar de transporte público na capital da Estónia sem desembolsar nada é necessário ser residente permanente na cidade e comprar um pequeno cartão, apenas uma vez, que custa dois euros. 

Allan Akaüla está convencido de que o futuro das cidades europeias, e do mundo todo, passa por ter menos carros e pelo acesso gratuito aos meios de transporte coletivos. Uma combinação pra lá de sustentável!

Mobilize Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário