sexta-feira, 18 de maio de 2018

Prefeitura de Campo Grande (MS) lança aplicativo para facilitar uso de ônibus por deficientes visuais

A Prefeitura de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, lançou um aplicativo para facilitar o uso de ônibus por deficientes visuais. A ferramenta foi desenvolvida para avisar o motorista em que ponto o passageiro está. Com isso, o condutor o chama pelo nome e o avisa que o veículo chegou.

O usuário pode solicitar a linha utilizando o aplicativo “Todos no Ônibus” no tablet ou no celular. O motorista receberá um aviso sonoro com o registro do nome e localização do passageiro.

Antes de baixar o aplicativo e começar a utilizá-lo, é preciso fazer um cadastro no Consórcio Guaicurus. Em seguida, a orientação é fazer o download na loja virtual do Google (https://play.google.com/store/apps/details?id=g2i.com.br.asseturacessibilidade).

Segundo informações da Prefeitura, as 189 linhas de ônibus estarão disponíveis para atender os passageiros que usarão o aplicativo. O lançamento foi feito na sexta-feira, 11 de maio, pela administração municipal.

O diretor presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação Paulo Fernando Cardoso informou que, futuramente, idosos e cadeirantes poderão utilizar o recurso de aviso ao motorista.

A princípio, a plataforma vai atender 523 pessoas cadastradas. Segundo o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 24% da população brasileira tem algum tipo de deficiência e, deste número, 40% representam o grupo de deficientes visuais.

Diário do Transporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário