quarta-feira, 11 de julho de 2018

Mercedes-Benz revela seu eCitaro

Chegou a hora da revelação do novíssimo ônibus elétrico (100% a baterias) desenvolvido pela Mercedes-Benz alemã. A montadora dá um importante passo em rumo à eletromobilidade urbana com a revolução nos conceitos idealizados para os ônibus urbanos. Seu novo modelo, denominado eCitaro, traz um design bem agradável, com um ambiente requintado e requisitos técnicos de última geração para sua locomoção, como as baterias de lítio com 243 kWh e o eixo elétrico AV130 da ZF (rodas com motores). A recarga elétrica será por plug-in nas garagens. Entretanto, com o desenvolvimento da tecnologia das baterias em grande velocidade, outras formas de recarga, mais flexíveis, poderão ser adotadas no futuro, como o pantógrafo, por exemplo.

Essa versão é bem diferente daquela em foi mostrada em testes e avaliações da tecnologia no começo deste ano, trazendo uma identidade inovadora para se harmonizar com aqueles sistemas urbanos com o propósito de um transporte coletivo ambientalmente correto e atrativo.

Outro detalhe destacado no novo modelo é o seu sistema de aquecimento e ventilação, que reduz em 40% o consumo de energia se comparado com sua versão a diesel. O eCitaro é parte da estrutura de negócios eMobility da Daimler Buses, estratégia que envolve uma consultoria especializada chamada de eConsulting, onde especialistas analisam e avaliam a melhor forma de operação do veículo por meio de um programa que calcula a necessidade energética, fazendo recomendações detalhadas sobre o desempenho, o gerenciamento e sua capacidade. O modelo será apresentado na feira IAA 2018, em Hanover, no próximo mês de setembro.

Com informações e imagem do site Sustainable Bus

Revista Autobus
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário