sábado, 18 de agosto de 2018

Despoluir vai vistoriar frota de Campina Grande-PB

Arquivo/UNIBUS RN
A equipe do Despoluir da Fetronor inicia no dia 20 deste mês a vistoria da frota de ônibus do transporte público de passageiros de Campina Grande, na Paraíba. Em parceria com o SITRANS - Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Campina Grande, os técnicos do Programa Ambiental do Transporte ficarão na cidade até o próximo dia 25.


O Programa Despoluir tem como objetivo combater a emissão de poluentes no setor de transporte de passageiros, através do monitoramento da frota de ônibus em circulação na cidade. Em 2017, registrou-se um índice de 97% de aprovação dos ônibus de Campina Grande, em consonância aos limites de emissão de fumaça estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA.

As aferições são realizadas por meio de um opacímetro (aparelho que mede o nível de fumaça emitido pelos motores ciclo diesel) um Tacômetro (aparelho que mede a rotação e aceleração do motor) e um software que registra e mede as coletas. Os motores dos veículos são analisados pelo equipamento que está conectado a um computador, gerando automaticamente os resultados sobre os níveis de emissão de fumaça, conforme os limites estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA (resolução nº 16/1995 e nº 251/99) e 418.

Nas situações em que os resultados ultrapassem os limites permitidos pela legislação, a empresa é notificada sobre os veículos reprovados e o Programa Despoluir volta a analisar o mesmo ônibus num período de 90 dias. Os veículos aprovados recebem o SELO DESPOLUIR, que possui validade de até 180 dias.

O programa é uma iniciativa, criada desde 1997, da Confederação Nacional do Transporte – CNT em parceria com a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste - FETRONOR, em operação nos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. No estado da Paraíba, o programa conta com o apoio dos sindicatos SITRANS-CG e SETRANS-PB e SINTUR-JP.

FETRONOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário