quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Iveco: Híbridos em alta

O transporte coletivo da cidade belga de Bruxelas e sua região metropolitana terá até o final de 2019 novos ônibus com tração híbrida. Pensando na sustentabilidade ambiental de seu sistema, a Companhia de Transporte Intermunicipal de Bruxelas (STIB-MIVB) escolheu a Iveco Bus como fornecedora de 141 unidades para reforçar seu compromisso com um transporte mais limpo.

Imagem: Divulgação

O modelo Urbanway na versão articulada, com 18 metros de comprimento, foi o eleito pela transportadora. Com tração híbrida composta pelo motor elétrico e outro propulsor a diesel (Tector 7 de 286 cv Euro VI), o veículo conta com a função Stop & Go (parada e partida) que permite que ele opere 100% elétrico ao aproximar-se ou partir dos pontos de ônibus e semáforos. De acordo com a fabricante, o consumo de combustível pode ser reduzido em 30%, índice igual na diminuição das emissões poluentes.

A marca Iveco ressalta a combinação de um sistema de tração elétrica com um motor Euro VI e o mais recente sistema de armazenamento de energia para fornecer uma solução de mobilidade mais limpa. O recurso de gerenciamento de powertrain otimiza o consumo de combustível e as emissões, enquanto recupera e armazena a energia cinética liberada durante a frenagem, transformando-a em eletricidade. O motor a diesel da versão citada é compatível com a segunda geração de biocombustível HVO, aspecto que aumenta ainda mais esse desempenho e a emissões de carbono, que podem ser reduzidas em até 90% em comparação com um motor diesel padrão, informou a montadora.

A STIB atende 19 municípios da região metropolitana de Bruxelas, com mais de 1.100.000 habitantes, contando com quatro linhas de metrô, 17 linhas de tranway e outras 50 de ônibus. 

Revista AutoBus

Nenhum comentário:

Postar um comentário