Header Ads

Natal de Ontem: Os ônibus na Ribeira durante os anos 1990

A urbanização de Natal se deu a partir do bairro da Ribeira. O grande fluxo urbano e a concentração do comércio no local, fez com que praticamente todas as linhas da cidade tivessem destino até o bairro, que a partir dos anos de 1980 passou a contar com uma vasta estrutura para o transporte urbano.


O bairro da Ribeira contava, inclusive, com o terminal rodoviário da cidade - transferido para o bairro de Cidade da Esperança em 1981, quando o Governo do Estado construiu novo prédio. A estrutura antiga foi aproveitava e mantida para o uso dos ônibus urbanos e metropolitanos. Durante quase três décadas, a "Rodoviária Velha", como era conhecida, foi mantida e utilizada como terminal para as linhas 37 (Cidade Satélite/Ribeira, via Praça), e 44 (Cidade Satélite/Ribeira, via Alecrim).


Ao longo da década de 1990, a concentração dos ônibus urbanos e metropolitanos na Ribeira era grande. A partir desta época, novos centros comerciais na região sul de Natal surgiram, praticamente acabando com o fluxo urbano na Ribeira. O direcionamento dos cidadãos tornou-se, em sua maioria, a região sul da cidade. A questão refletiu também no sistema de transporte: linhas com destino a Ribeira foram unificadas e novas rotas passaram a atender os usuários. Já era possível ver menos ônibus urbanos na região.


Na segunda metade da década de 2000, a Ribeira passou por uma grandiosa reforma, tendo sua estrutura de atendimento ao transporte remodelada. Nesta época, além das linhas 37 e 44, as linhas 46 (Ponta Negra/Ribeira, via Praça), 54 (Ponta Negra/Ribeira, via Alecrim) e 56 (Ponta Negra/Ribeira, Via Costeira) também tinham terminal lá. O ponto final de todas as linhas foram transferidas para o bairro das Rocas. Já as linhas metropolitanas, foram proibidas de circular no espaço reformado pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU). A estrutura da antiga rodoviária velha foi extinta, dando lugar a um espaço de convivência e novas vias para os ônibus que ali passam.


Confira fotos marcantes de Natal na página Natal de Ontem no Facebook: facebook.com/NataldeOntem

Fotos: Acervo UNIBUS RN/Natal de Ontem

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.