Header Ads

Natal: Trânsito terá esquema diferenciado para início das aulas na rede pública do RN

Depois de um início de ano tranquilo, os natalenses precisam ter paciência para enfrentar o trânsito na retomada, nesta quinta-feira, 14, das aulas nas escolas da rede pública estadual. Por sinal, a semana já começou difícil, com reabertura dos serviços dos colégios particulares e das instituições de ensino superior.

Foto: José Aldenir / Agora RN

Segundo dados do Censo Escolar do Ministério da Educação, a capital potiguar tem 55 mil alunos da rede pública estadual. O contingente está espalhado por 131 escolas das quatro regiões administrativas da cidade. O fluxo de estudantes vai elevar o número de veículos pelas ruas da capital potiguar.

Em razão disso, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) vai aumentar a oferta de agentes de trânsito nas áreas das maiores unidades públicas de ensino, como a Escola Anísio Teixeira, no bairro de Petrópolis, por exemplo. “Serão 32 agentes trabalhando para facilitar o esquema de trânsito nas principais vias da cidade”, detalha Rogério Leite, chefe de fiscalização de Trânsito.

De acordo com a STTU, o trabalho especial no trânsito da capital será realizado em três horários distintos: das 6h35 às 7h30; das 12h até 12h30; no final da tarde, a partir das 17h. Além do reforço extra nas áreas próximas das escolas, a equipe de trânsito é formada por duas equipes de 60 agentes, nos períodos da manhã e da tarde.

A STTU também informou que as empresas do sistema de transporte público aumentarão, ao longo da semana, a oferta de ônibus na cidade. “As empresas estavam com tabelas de férias e retomaram a frota completa esta semana”, reforça Rogério Leite.

Segundo o secretário de estadual de Educação, Getúlio Marques Ferreira, a rede pública estadual inicia as atividades do ensino fundamental e médio nesta quinta. “Já as aulas nas escolas com ensino médio integrado serão iniciadas no dia 18. Temos, hoje, cerca 198 mil estudantes matriculados em todo o Rio Grande do Norte”, diz.

A pasta da Educação não tomou ações relacionadas com o retorno das aulas e os eventuais efeitos negativos desta ação no trânsito da capital. “Esperamos que os guardas de trânsito possam nos ajudar neste início de ano letivo. O impacto também é ocasionado por algumas obras viárias. Vias importantes, como a Rua São José, estão interditadas. Tem dias que eu olho e penso: ‘acho que não vou conseguir sair daqui’”, pondera.

Ainda de acordo com Getúlio Marques, todas as escolas públicas estaduais estão aptas ao início do ano letivo. Além disso, a rede estadual tem mais de 90 mil vagas abertas para matrículas. “Há vagas para unidades de ensino em todas as regiões do Estado. Todas as unidades estão prontas para funcionar, pois realizamos um trabalho de manutenção para dar os últimos retoques”, acrescenta.

Por fim, a Educação planeja realizar, nos próximos dias, a convocação de 380 professores. Os docentes serão convocados do último concurso público da pasta, de 2015, e irão ocupar vagas deixadas por profissionais aposentados e de outras vagas abertas.

Rede municipal

As aulas das instituições de ensino da rede municipal de ensino começam no próximo dia 14 de março. O ano letivo de 2018 terminou no último dia 17 de janeiro, por causa da greve dos professores ocorrida no ano passado.

Portal Agora RN

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.