Header Ads

O ônibus ex-articulado da empresa Conceição

A Empresa de Transportes Nossa Senhora da Conceição, operadora de linhas partindo da zona oeste de Natal para diversas regiões de Natal, reformou um dos seus veículos de configuração articulada, retirando a "sanfona" e o transformando em um ônibus de tamanho padrão. De acordo com informações obtidas pelo Portal UNIBUS RN, a retirada da articulação e diminuição do tamanho do veículo tem o propósito de avaliar a redução no consumo do veículo, servindo de 'cobaia' para eventuais reformas de outros ônibus em configuração semelhante. A Conceição mantém outras unidades de articulados em sua frota.


O ônibus reformado é o de numeração 4815, do modelo Urbanuss Pluss, fabricado pela montadora Busscar em 2008, e faz parte da frota da Conceição desde 2016. O veículo tem chassi Volkswagen 17-230 EOD, e foi comprado originalmente pela empresa Itamaracá, de Pernambuco, que, junto a também empresa pernambucana Cidade Alta, comprou parte da Conceição em 2011.

 

O negócio foi desfeito em 2018, e a Conceição agora pertence aos antigos proprietários. Apesar da mudança na sociedade, a frota dos veículos repassados pelas empresas pernambucanas para a Conceição nos anos em que estiveram juntas na mesma sociedade permanece na frota. A empresa conta com mais de 100 veículos, parte deles usados das viações que fizeram parte da sociedade.

 

A reforma do articulado para avaliação da economia de combustível faz parte de uma série de ações da Conceição para reduzir custos e viabilizar suas operações, que também envolve unificação de linhas e prioridade para a retirada dos veículos que mais consomem combustível de sua frota.

Das modificações feitas no veículo 4815, destaca-se a falta de ajuste nas janelas finais do lado esquerdo, demonstrando que o ônibus foi, literalmente, recortado e remendado a partir da retirada das articulações. Internamente, também há a falta de barras de apoios superiores, afetando o tráfego e a segurança dos usuários que enfrentam dificuldades para se segurar, principalmente no momento do desembarque.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.