Header Ads

Andar de bicicleta vai fazer parte do currículo escolar em Portugal

Em Portugal, aprender a pedalar é uma prática que passará a fazer parte da disciplina de educação física no currículo escolar do ensino básico, já a partir de 2020. Por trás dessa proposta, está a intenção do governo de que, em uma década, os portugueses estejam pedalando até quinze vezes mais do que hoje.

Crianças portuguesas vão aprender a pedalar na escola - créditos: Milénio Stadium/ DR

Pela proposta, que está disponível para consulta e discussão até o dia 28 de abril, os alunos do 1º ciclo vão aprender a pedalar dentro do ambiente escolar. Já no 2º e 3º ciclos e no secundário os jovens sairão de bicicleta para os ambientes abertos das ruas e ciclovias. 

Segundo o governo, um dos objetivos é chegar nos próximos anos aos 20% de mobilidade ativa, ou seja, tornar o caminhar e pedalar como importantes modos de deslocamento nas cidades. Isso porque Portugal ocupa a penúltima posição na União Europeia, quando o assunto é usar a bicicleta como principal meio de transporte.

Segurança

Entre os portugueses, existe a percepção de que o país ainda não é seguro para os ciclistas. Os dados da Federação Europeia de Ciclistas (ECF) confirmam: em média, morrem nas cidades portuguesas 600 ciclistas por ano.

Para reduzir os acidentes com pedestres e ciclistas até 2030, o governo - por meio da Estratégia Nacional de Mobilidade Ativa - propõe a construção de 10 mil km de ciclovias, além de aperfeiçoar o Código de Estrada e rever o Regulamento de Sinalização de Trânsito, entre outras medidas.

Mobilize Brasil

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.