Header Ads

Guarda Civil de São Paulo passa a usar patinetes

A Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (GCM) iniciou no último dia 26 de abril, o patrulhamento de pontos estratégicos da capital paulista com o uso de patinetes elétricos. 

Entrega dos doze patinetes, na sede da prefeitura paulistana. Créditos: Gildson de Souza/Secom

Os veículos serão utilizados pela GCM durante a semana para o policiamento das avenidas Faria Lima e Paulista. Aos sábados e domingos, também serão usados para ajudar no patrulhamento do Elevado João Goulart (Minhocão). “São áreas de grande concentração desses veículos. A patinete é mais uma ferramenta de deslocamento do guarda, que com a sua presença tende a inibir a prática de crimes nessas localidades”, afirmou o secretário municipal de Segurança Urbana, coronel José Roberto Oliveira.

O uso dos patinetes foi viabilizado com a doação de doze unidades, em regime de comodato, feita pela empresa Santa Mônica Mobility, operadora dos patinetes Grin. Segundo o prefeito Bruno Covas, a empresa se comprometeu a doar mais 30 veículos. A parceria, sem custos para a administração municipal, tem validade de 36 meses e os patinetes serão customizadas seguindo os padrões de cor, signos identificadores, acessórios de uso operacional e outras características próprias dos veículos utilizados pela Guarda Civil Metropolitana, segundo regras previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

Os equipamentos, ambientalmente sustentáveis, são de fácil recarregamento em tomada comum. O primeiro grupamento especializado, de 20 GCMs, foi capacitado na Academia de Formação em Segurança Urbana, onde receberam noções básicas de segurança, manutenção, mobilidade e adaptação de técnicas policiais.

Mobilize Brasil

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.