Header Ads

Transporte urbano por ônibus vai inovar para mudar

Empresas operadoras e entidades do setor de transporte público por ônibus de todo o país vão unir esforços para reinventar a forma como as pessoas se deslocam nas cidades brasileiras. A ideia é promover, com a ajuda de uma rede de parceiros, soluções inovadoras que permitam oferecer um transporte público de qualidade e contribuam para o desenvolvimento de cidades mais eficientes e sustentáveis. Para alcançar esse objetivo, a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) lançou em Brasília, o Coletivo – Programa de Inovação em Mobilidade Urbana.

Ilustração/UNIBUS RN

“Grandes mudanças estão ocorrendo na mobilidade urbana em todo o mundo e não vamos ficar indiferentes. Seremos protagonistas dessas mudanças”, afirma Otávio Cunha, presidente executivo da NTU. Ele explica que o Coletivo será um “hub” de inovação, um espaço dedicado ao desenvolvimento de ideias, processos, produtos e serviços criados para melhorar o sistema de transporte público e sua integração com outros modos de transporte. O Programa irá também abrigar empresas nascentes de base tecnológica com alto potencial de crescimento (as chamadas startups) que sejam voltadas para soluções de mobilidade centradas no transporte coletivo, facilitando o acesso dessas iniciativas a potenciais investidores.

A estratégia central do Coletivo será a criação de uma Rede de Inovação em Mobilidade Urbana, que pretende reunir os principais atores do transporte coletivo urbano e da mobilidade urbana na busca conjunta de alternativas – de operadores a passageiros, passando pela indústria, prestadores de serviços, pesquisadores, inovadores e financiadores interessados em fomentar a inovação na mobilidade urbana e no transporte público coletivo. “Temos um objetivo ambicioso que é tornar a mobilidade um propulsor do desenvolvimento das pessoas e, por consequência, dos centros urbanos. Vamos oferecer opções que atendam melhor as necessidades do público no contexto da nova mobilidade urbana”, diz Otávio Cunha.

O evento de lançamento do programa Coletivo reuniu dirigentes de empresas e entidades de transporte público, empresas fornecedoras do setor, especialistas em mobilidade urbana, gestores públicos, agências de cooperação e a comunidade de inovação e tecnologia.

NTU

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.