Header Ads

Por mudanças em gratificações, motoristas de ônibus intermunicipais votarão indicativo de greve

Motoristas de ônibus intermunicipais fizeram um protesto de alerta no final da tarde desta quinta-feira (11). O ato aconteceu em frente a sede do Sindicato dos Trabalhadores e Transportadores Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro-RN), no Viaduto do Baldo, na zona Leste da capital. A principal demanda cobrada pela categoria é a mudança no pagamento de gratificações aos motoristas que acumulam a função de cobrador, o que significa, segundo o sindicato, uma redução substancial nos vencimentos dos profissionais.

Foto: Anthony Medeiros

A reclamação dos motoristas é que, até o início do mês, os profissionais da Grande Natal recebiam uma gratificação de 2,5% das passagens em virtude da dupla função de motorista-cobrador. Segundo Junior Rodoviário, presidente do Sintro-RN, as empresas afirmaram ter um entendimento diferente e passaram a repassar a mesma porcentagem, porém apenas das passagens em dinheiro, o que diminuiria a bonificação.

"Nossa preocupação é que a mudança agora restringe as gratificações aos pagamentos apenas no dinheiro. E daqui a cinco anos, que essa forma de pagamento tende a acabar, essa gratificação acaba?", disse o presidente da Sintro-RN, que sugeriu o pagamento de uma gratificação fixa como solução para o impasse.

Segundo apurou a reportagem, o ato foi uma convocação da entidade para comunicar o resultado de uma reunião entre o Sintro-RN e as empresas de transporte intermunicipal, que deveria ter acontecido na tarde desta quinta (11), no Ministério Público do Trabalho. Segundo os motoristas, os empresários não compareceram à reunião.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.