Header Ads

Natal: STTU implantará sete novos semáforos para pedestres na cidade

Os motoristas que transitam pela Av. Hermes da Fonseca no bairro do Tirol, zona Leste de Natal, nas proximidades do Aeroclube e do 16º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército (16º BIMtz), notaram a presença de um novo semáforo e novas faixas de pedestres entre as ruas Alberto Maranhão e Joaquim Fagundes nesta quarta-feira (4). Essa é a primeira mudança de uma série de intervenções viárias previstas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) para implementação ao longo do mês de setembro. Ao todo serão instalados sete novos sinais, combinados com faixas de pedestres – quatro na Av. Salgado Filho, um na Av. Bernardo Vieira e dois na Hermes da Fonseca.

Foto: Alex Régis (Tribuna do Norte)
As alterações propostas pela STTU obedecem as regras regulamentadas pela Lei número 12.587/2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana – que estabeleceu a pirâmide de prioridade da mobilidade urbana, onde pedestres estão no topo seguido (na ordem) por ciclistas, transporte público, transporte de carga, carros e motos particulares.

Os novos equipamentos atendem requisitos de acessibilidade, com sinais sonoros e informações disponíveis em braile.

“Ainda estamos na fase de testes, mas antes dessas mudanças serem efetivadas foram feitos estudos no sentido de conciliar a segurança de pedestres e motoristas com a fluidez do tráfego. Alguns semáforos terão botoeiras (para fechar só quando houver pedestres para atravessar), para permitir a travessia segura dos pedestres sem prejudicar o trânsito, enquanto em outros pontos as faixas serão relocadas e os novos sinais estarão sincronizados aos equipamentos que já existem”, explicou Walter Pedro, secretário adjunto de Trânsito da STTU.

O gestor destacou que o modelo a ser implantado na capital do Rio Grande do Norte segue padrões já aprovados em outras cidades como São Paulo. “Na Av. Paulista vemos faixas de pedestres recuadas, funcionando em combinação com semáforos. Adaptamos esse modelo para a nossa realidade”.

Walter Pedro informou que a intenção é priorizar a segurança do pedestre, sem prejuízos ao trânsito, e que as mudanças são parte da política pública regulamentada pela Política Nacional de Mobilidade Urbana aprovada em 2012.

Mudança na Salgado Filho com a Auris Coelho está prevista para segunda-feira, dia 09: A segunda intervenção será adotada a partir da próxima segunda-feira (9), quando serão instalados novos semáforos na Av. Salgado Filho na altura da Rua Auris Coelho (proximidades do Complexo Viário do 4º Centenário), no bairro de Lagoa Nova. Também serão implantadas novas faixas de pedestres, e será permitida a conversão no sentido zona Sul para quem vier pela Auris Coelho. A passarela que existe no local será removida.

“Com essas mudanças, facilitamos a travessia de pedestres entre paradas de ônibus que estão frente a frente, mas em lados opostos da via, e que até então não tinham uma ligação efetiva”, disse o secretário adjunto de Trânsito da STTU.

A Secretaria também irá monitorar o comportamento do trânsito para definir se será necessária a abertura ou o fechamento de retornos. A remoção do radar que monitora a velocidade, na altura do 16º BIMtz, sentido zona Sul-centro.

Modelo se baseia na Av. Paulista: Além da mudança já implementada na Av. Hermes da Fonseca no Tirol, e a alteração da Av. Salgado Filho na altura da Rua Auris Coelho em Lagoa Nova prevista para o próximo dia 9 de setembro, também estão planejadas intervenções na altura do Museu Câmara Cascudo (Av. Hermes da Fonseca); na Av. Bernardo Vieira já próximo do viaduto da Urbana, com direito a remoção da passarela instalada no local; e nos cruzamentos da Av. Salgado Filho com as avenidas Nascimento de Castro, Antônio Basílio e Bernardo Vieira.

Entre as sete intervenções previstas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) de Natal, três terão botoeiras para travessia de pedestres, novas faixas, instalação de semáforos e, consequentemente, interligação entre paradas de ônibus localizadas em lados opostos da via.

Na intervenção da Salgado Filho, além de novas faixas e semáforos, o canteiro central será aberto para permitir conversão em direção à zona Sul de Natal.

Nos outros três pontos haverá recuo da faixa de pedestre e instalação de novos semáforos. “O formato dessas três intervenções (nos cruzamentos da Salgado Filho com Nascimento de Castro, Amintas Barros e Antônio Basílio) serão semelhantes ao modelo visto na Av. Paulista: quem for fazer a conversão para a direita, terá de aguardar um segundo sinal abrir. Nesses locais, as faixas de pedestres serão recuadas – deslocadas para mais distante do cruzamento – afim de trazer mais segurança aos pedestres”, informou Walter Pedro, adjunto de Trânsito da STTU.

Pedro adiantou que a terceira e a quarta intervenção serão, respectivamente, nos cruzamentos da Av. Salgado Filho com a Av. Amintas Barros seguida do cruzamento com a Nascimento de Castro. A quinta intervenção será na Av. Bernardo Vieira, próximo do viaduto da Urbana nas Quintas, zona Oeste de Natal. “Nossa intenção é concluir todas as intervenções durante este mês de setembro”, almeja.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.