Header Ads

Projeto discute melhorias para circulação de ônibus de turismo em Natal

Por 3 votos a 1, a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, derrubou veto do Executivo e levará à Plenário Projeto de Lei do vereador, e presidente da Comissão, Ney Lopes Júnior (PSD), que autoriza ônibus de turismo a trafegarem nas faixas exclusivas de transporte público da capital potiguar. Na prática, a ideia é que como Natal é uma cidade turística e como esta é uma das suas principais atividades econômicas, a cidade ofereça melhor mobilidade àqueles que visitam a cidade.

Ilustração/Arquivo - UNIBUS RN

Para o idealizador do PL, a matéria traz ao debate uma prática já vivenciada em outras capitais turísticas do Nordeste, como João Pessoa, Recife e Fortaleza. “Quando elaboramos o Projeto pensamos mais precisamente em facilitar o deslocamento do turista para longas distâncias, como o aeroporto, por exemplo. O objetivo não é favorecer ninguém, todos são iguais, mas quando a Associação dos Transportes Turísticos do Município de Natal me procurou para que eu apresentasse o texto eu entendi que era sim benéfico para a economia da cidade”, explica Ney Júnior.

Único voto contrário ao parecer do relator, que derrubava o veto do Executivo, o vereador Preto Aquino (PATRIOTA) justifica que todos os projetos que tratam sobre o tráfego de veículos na faixa exclusiva de ônibus devem ser unificados em uma única matéria. “Eu sou a favor da unificação que trata sobre a permissão ou autorização de fluxo na faixa exclusiva. Também levanto a pauta que até os ônibus têm que ter um critério, e não circular na faixa de velocidade, que deixa o trânsito mais lento”, pontua.

Texto: Salvina Miranda
Câmara Municipal de Natal

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.