Header Ads

Madri terá linhas de ônibus grátis na área central

A prefeitura de Madri, na Espanha, anunciou nesta segunda-feira (30) que criará duas linhas de ônibus gratuitas para circular na área central da cidade.

Ônibus 100% elétricos vão operar no centro de Madri. Foto: Movilidad Electrica

Os novos trajetos terão ônibus elétricos. Porque os veículos não emitem poluentes, o programa foi apelidado de "duplo zero": zero emissões e custo zero para os passageiros.

Uma das linhas fará um trajeto leste-oeste, da avenida Felipe 2 até a praça Moncloa, passando perto do parque do Retiro e pela Gran Via, uma das avenidas mais conhecidas da cidade. O trajeto tem cerca de 4 km. A outra irá de norte a sul, da Glorieta de Quevedo até a Porta de Toledo, em um traçado de cerca de 5 km.

O centro de Madri é uma área restrita para carros poluentes desde o fim do ano passado. O prefeito José Martínez-Almeida, que tomou posse em junho, tentou afrouxar a medida, mas foi impedido pela Justiça.

A prefeitura da capital espanhola promete aumentar a frota de ônibus elétricos de 68 para 668 nos próximos oito anos. A cidade tem ao todo 2.000 coletivos. Além da poluição do ar, os ônibus elétricos também reduzem o ruído nas cidades, pois seus motores são silenciosos.

Há a expectativa de que, nos próximos anos, o avanço na tecnologia das baterias abra espaço para a expansão dos ônibus elétricos. As baterias precisam ficar mais leves, mais baratas e serem capazes de armazenar mais energia.

Já por aqui, no Brasil, a transição para este modelo sustentável caminha lentamente, e o diesel segue sendo o principal combustível usado nos ônibus.

Mobilize Brasil

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.