Header Ads

MDC: Ônibus recém adquiridos pertenceram à empresa Guanabara

Os ônibus recém adquiridos e que já estão em fase final de reforma na MDC - empresa que sucede a Viação Campos, após parceria administrativa com a Riograndense firmada desde setembro - já são conhecidos da frota potiguar. Eles pertenciam à empresa Guanabara, maior operadora do sistema urbano de Natal.



Três unidades do Apache VIP II, da marca Induscar CAIO, fabricados em 2009, e encarroçados em chassis Mercedes-Benz OF 1722 são os primeiros ônibus a inaugurar a marca 'MDC'. Eles foram comprados pela Guanabara em 2009, num lote conjunto com as empresas Riograndense, Via Sul e Cidade do Natal, que também aderiram ao veículo.

 

 

Na ocasião, a Guanabara adquiriu 19 unidades do modelo. Eles receberam as numerações entre 1368 e 1387. Posteriormente, após a venda da Guanabara para o grupo Metropolitana, de Pernambuco, os veículos foram renumerados, recebendo um novo critério de numeração, obedecendo o número de ordem da empresa, o ano do veículo, e o número de ordem.


Um dos ônibus recém adquiridos pela MDC, o de prefixo 1001, por exemplo, foi o antigo 1376 da Guanabara. Depois, tornou-se o 1925.


O veículo iniciou suas operações na linha 84 - Soledade I/Petrópolis, via Av. Moema Tinoco. Também operou a linha 85 - Soledade I/Petrópolis, via Av. João Medeiros Filho. Mais tarde, foi remanejado para a linha 588 - Circular/Campus, linha gratuita que leva estudantes entre o bairro de Mirassol e o Campus da UFRN. Ele chegou a deixar a linha Circular, e voltar a operar as linhas comuns da Guanabara, até ser vendido.

Na compra dos VIP II em 2009 pelas empresas urbanas de Natal, o maior lote da empresa Guanabara, que utilizou todos os veículos durante os últimos 10 anos na operação de sua frota. Um dos ônibus já havia sido vendido à empresa Marcos da Silva, de João Pessoa, na Paraíba. Agora, a Riograndense - que se manteve com os 4 veículos comprados na mesma ocasião da Guanabara, em 2009, e têm eles em sua frota do sistema metropolitano - adquire alguns dos ônibus da Guanabara para integrar a frota da MDC.

A previsão é de que outros ônibus do modelo Apache VIP II, vindos da Guanabara, também passem a integrar a frota da MDC. Pelo menos mais dois veículos já estão em processo de reforma, recebendo ajustes para iniciar as operações da empresa.


Além disso, mais veículos serão incluídos na frota, aumentando a oferta de transporte aos usuários.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.