Header Ads

SEST SENAT vai capacitar jovens para o mercado de trabalho

No Brasil, o mercado de trabalho enfrenta múltiplos desafios e um deles tem relação com o primeiro emprego e com a qualificação profissional. De um lado, estão os jovens, que se esbarram na dificuldade de comprovar suas competências, especialmente quando não têm experiência; e de outro, as empresas, que buscam colaboradores com habilidades compatíveis ao perfil da corporação. Para preencher essa lacuna de oportunidades, o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) lança o projeto Carreira Profissional.

Foto: Agência CNT de Notícias/Ilustração

O objetivo é capacitar jovens de 14 a 24 anos de idade para o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, contribuir para que as empresas de todos os setores tenham em seu quadro funcional colaboradores mais bem preparados. Aos jovens, serão oferecidas capacitações nas seguintes áreas: gestão do tempo; ética profissional; desenvolvimento motivacional e trabalho em equipe; e qualidade e produtividade (5S). Serão 16 horas de curso presencial e 2 horas de palestra. Aos interessados, também serão disponibilizados cursos livres a distância pela plataforma ead.sestsenat.org.br.

“O Carreira Profissional é um projeto social de muita relevância social para o Brasil. Para muitos jovens, essa será a primeira referência profissional; para outros, a oportunidade de se reciclarem. O SEST SENAT está atento às demandas da sociedade e dos empresários. Temos a certeza que a implantação desse projeto vai contribuir para melhorar os índices de empregabilidade no país”, explica o presidente dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa. Podem participar do projeto jovens à procura do primeiro emprego e também quem já teve alguma experiência e busca recolocação.

Para os dependentes dos trabalhadores do transporte, a capacitação será gratuita. Para a comunidade, haverá a cobrança de um valor simbólico, variável de acordo com a realidade do mercado onde estão instaladas as unidades operacionais do SEST SENAT. Ranking dos aprovados

O projeto prevê ainda a divulgação de um ranking com os melhores alunos. No final da capacitação, o SEST SENAT vai avaliar os participantes, que serão ranqueados de acordo com a pontuação adquirida. Em seguida, os aprovados serão cadastrados no banco de talentos da instituição, o site empregatransporte.sestsenat.org.br. Posteriormente, serão indicados às empresas que aderiram ao projeto.

Como participar

Os jovens precisam fazer o pré-cadastro no site portaldocliente.sestsenat.org.br ou se dirigir pessoalmente às unidades operacionais do SEST SENAT participantes do projeto.

Em seguida, devem efetivar a matrícula, com a apresentação pessoal dos documentos originais e do pagamento da taxa. Os detalhes devem ser buscados na unidade operacional onde a capacitação vai acontecer. Já as empresas precisam apenas aderir ao projeto e, para isso, o SEST SENAT vai enviar um formulário para verificação de interesse. Aos interessados, basta preencher o documento e encaminhá-lo de volta à unidade operacional da região.

SEST SENAT

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.