Header Ads

Acessibilidade: Novos micros na frota do Prae

O Programa de Acessibilidade Especial Porta a Porta (Prae) recebeu, na última quinta-feira (28 de novembro), dez novos micro-ônibus que servirão aos mais de 1.700 pacientes atendidos pela iniciativa. Os veículos do tipo Thunder +, da Neobus, e GranMicro, da Mascarello, renovaram a frota do programa neste ano. A operação e renovação da frota é uma ação do Sindicado das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Natal (Seturn), parceiro da Prefeitura do Natal na execução do serviço.


A entrega dos veículos foi feita pelo prefeito em exercício de Natal, Paulinho Freire, pela secretaria municipal de Mobilidade Urbana, Elequicina Santos, pelo secretário municipal de Saúde, George Antunes, e pelo gerente administrativo do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Natal (SETURN), Sidney Norinho.


Ao todo, 51 condutores se revezam nos turnos de atendimento, que vai das 5h da manhã até às 23h. Além disso, há três ambulâncias à disposição dos usuários 24 horas por dia e ficam distribuídas no Hospital Municipal Doutor Newton Azevedo e nas maternidades Leide Morais e Araken Pinto.


Criado em 2007, o Prae transporta pessoas com dificuldades de mobilidade e locomoção de suas casas até o local de realização dos tratamentos de saúde, sendo a STTU responsável pela alocação de veículos para o serviço, por meio das empresas operadoras das linhas de transporte público, e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pelo cadastramento dos usuários.


A última compra de ônibus do Prae havia ocorrido em 2007, quando outros 10 micros foram colocados no programa, e permaneceram na frota nos últimos anos. Segundo a Prefeitura do Natal, a iniciativa da atual renovação da frota é uma é uma contrapartida das empresas e acontece em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta assinado entre o poder executivo municipal e o Seturn, que autorizou o último aumento da tarifa do sistema de transporte público da capital potiguar.

Fonte: Prefeitura do Natal - com informações adicionadas pelo Portal UNIBUS RN
Fotos: Alex Regis/Prefeitura do Natal

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.